A relação dos planetas com os Elementos – entenda como funciona



Compartilhe tudo sobre os signos:

Você sabia que há um grande vínculo dos planetas com os elementos da Natureza? Não estamos falando apenas de poderes como a Sailor Marte (Sailor Moon) dominar o fogo e a Cornelia (W.i.t.c.h) sabe controlar a terra.

Os nossos “poderes” não são manifestações físicas, mas são tão importantes quanto, pois a relação dos planetas com os elementos influencia diretamente em diversas áreas de nossas vidas, por meio dos 12 signos do Zodíaco.

relação dos planetas com os elementos




e

E quais são estes planetas? Temos os pessoais (Sol, Lua, Vênus e Marte), os sociais (Júpiter e Saturno) e os geracionais (Urano, Netuno e Plutão). Sem mais delongas, vamos saber mais sobre as características dos planetas e dos elementos que os regem.

Elemento Terra e os Planetas

O elemento Terra está relacionado aos sentidos, ou seja, a frase “só acredito, vendo” faz total sentido para quem é regido por este elemento. Consequentemente, encaram a vida de uma maneira mais racional e prática, podendo ser, inclusive, pessimistas, frios e teimosos.

Confira a relação do elemento Terra e os planetas que rege:

Mercúrio

Mercúrio, o regente de Virgem, é estéril e possui energia mutável e versátil, por isso absorve as características do signo onde está localizado. Desse modo, mostra a forma com que nos expressamos e como se dá a nossa comunicação. Além disso, mostra como nos relacionamos com o intelecto e nossa racionalidade.

Saturno

Se tem um signo que mostra a relação do elemento Terra e os planetas é Saturno, pois é estéril, frio e seco, estando diretamente ligado ao que é sólido e sóbrio.

Saturno é conhecido como “O Grande Maléfico”, pois ensina a trabalhar com resiliência todas as crenças, melancolias, limitações etc. Dessa forma, aprendemos com este planeta a desenvolver a prudência, a reflexão, a perseverança etc., características muito fortes de Capricórnio.

Vênus

Vênus, o regente de Touro, possui um lado relacionado com o elemento Terra, já que está ligado às coisas materiais que embelezam, dão conforto e melhoram a vida.

Aliás, sabemos que Vênus está relacionado à sensualidade. E o que é mais sensual – e terreno – do que tocar, cheirar, degustar, ouvir e observar as coisas (ou pessoas) que mais gostamos?

Elemento Ar e os Planetas

O elemento Ar tem relação com o social, o harmônico e o equilibrado. Além disso, também é o regente da mente humana, governando o intelecto, a maneira com a qual nos comunicamos etc. É claro, também rege os valores.

Confira a relação do elemento Ar e os planetas que rege:

Urano

Não podemos falar do elemento Ar e os planetas sem mencionar Urano, que é o único planeta do Sistema Solar que gira em órbita diferente. Este planeta tem uma atmosfera violenta e é o regente de Aquário. Governa a inovação, a invenção, a imprevisibilidade, a criatividade, a inspiração, a filosofia, a ciência e, é claro, o poder de transformar a realidade etc.

Júpiter

Assim como o signo governado por Júpiter, Sagitário, é multifacetado, este planeta também é. A influência do elemento Ar diz respeito à expansão dos horizontes intelectuais, ou seja, os estudos – especialmente os acadêmicos -, a reflexão, o pensamento, a cultura, a busca pelo sentido da vida e de toda a verdade.

Vênus

O regente de Libra rege as sensações e emoções mais refinadas. Também governa a busca pelo equilíbrio e harmonia. Por isso, também está relacionado com a sociabilidade, inclusive os “contatinhos”.

Elemento Fogo e os Planetas

O elemento Fogo é o primordial da vida e, como tal, representa os impulsos, a força criativa, a agressividade, a assertividade, o brilhantismo, o espírito etc. Desse modo, o elemento Fogo e os planetas que são governados por ele governam pessoas que estão sempre atrás de desafios e metas para vencer.

Confira a relação do elemento Fogo e os planetas que rege:

Sol

O que é o Sol senão uma bola de fogo gigante, capaz de iluminar, por si só, o Sistema Solar inteiro e garantir a vida no nosso planeta? E é justamente o que o regente de Leão é.

Sol representa a individualidade, a nossa personalidade e, é claro, a verdadeira essência. Além disso, também tem relação com o masculino, a nobreza, a independência e a liderança.

Marte

O poder do Elemento Fogo e os planetas fica ainda mais forte com Marte, que é o regente de Áries. Marte representa o Deus da Guerra, com a glória, o poder, a determinação e a dominação.

Isso porque o Planeta Vermelho, em uma palavra, é “Ação”, podendo construir como pode destruir. Além disso, também governa a paixão, mas no aspecto sexual.

Júpiter

Júpiter tem o lado desbravador do elemento Fogo, que deseja superar metas e se aventurar em novas culturas, novas experiências etc. Não é um planeta que tem um grande aspecto criador, porém, mas é ótimo como administrador e no aperfeiçoamento do que já foi criado.

O “Grande Benéfico” é o maior planeta do Sistema Solar, e não é por acaso: é o representante do excesso, da fartura, da fortuna, a honra etc.

Urano

Para entender como Urano entra na relação do elemento Fogo e os planetas, basta analisarmos como se dá um relâmpago e a capacidade de criar um incêndio. Em outras palavras, suas ideias inovadoras trazem um impulso faiscante de realizar uma ação.

Plutão

Plutão pode ser um planeta relacionado ao elemento Água, porém, a essência do regente de Escorpião é explosiva, que parece um vulcão em erupção. É o fogo que arde nas profundezas do inferno, purificando os males.

Elemento Água e os Planetas

O elemento Água governa o que há de profundo dentro de nós, ou seja, as nossas emoções, a nossa sensibilidade, a empatia, os sonhos, a intuição etc. Além disso, também governa a espiritualidade.

A água é um elemento adaptável e volátil e, por isso, é comum haver mudanças de humor que podem acontecer, inclusive, sob influência do ambiente.

Confira a relação do elemento Água e os planetas que rege:

Lua

Enquanto o Sol é um astro masculino, o pai, e relacionado diretamente com o elemento Fogo, a Lua é o extremo oposto, ou seja, é a representação do feminino, é a mãe. É por conta disso o signo regido por este astro, Câncer, é tão ligado à maternidade.

Tem um grande poder de receptividade e, por isso, representa a sensibilidade, a intuição, à forma como reage a determinada situação e, é claro, como lida com as próprias emoções e com as de outras pessoas.

Netuno

Netuno representa os poderes psíquicos do elemento Água e, por isso, o regente de Peixes governa o “feeling”, a intuição acentuada, a sensibilidade e a empatia. Além disso, também oferece uma grande conexão com o plano espiritual e com a mediunidade.

Plutão

Já Plutão, o regente de Escorpião, é o governante das águas mais profundas, que representa as emoções mais intensas, passionais.

Possui relação com o mundo subterrâneo e seus mistérios. Além disso, também governa os ciclos da vida e os segredos da morte.

Além destes planetas, Vênus e seu lado maternal e a proteção de Júpiter também são relacionados ao elemento Água.

E você? Como sente a influência dos elementos e os planetas na sua personalidade e na sua vida?

Gostou de nosso artigo sobre o vínculo dos planetas com os elementos? Continue acompanhando nosso blog!