Fogo, Água, Terra e Ar: saiba tudo sobre os Quatro Elementos na Astrologia



Compartilhe tudo sobre os signos:

Que os signos influenciam muito em nossa personalidade, você já sabe. Mas os Quatro Elementos também contam – e muito – para o autoconhecimento. Em outras palavras, o elemento que governa o seu signo vai dizer muito se você é uma pessoa mais explosiva, mais paciente, mais emocional, mais intelectual etc.

Cada signo pertence a um dos elementos do Quadrado Elemental: Áries, Leão e Sagitário fazem parte do elemento Fogo; Touro, Virgem e Capricórnio, do elemento Terra; Gêmeos, Libra e Aquário, do elemento Ar e Câncer, Escorpião e Peixes, do Elemento Água.

tudo sobre os quatro elementos




e

Aliás, você já parou para pensar que os elementos na Astrologia representam os elementos fundamentais para que ocorra a vida no planeta Terra?

Neste artigo, vamos analisar mais a fundo sobre a relação dos elementos com a Astrologia, inclusive como funcionam os elementos na Astrologia e o temperamento dos signos de cada elemento.

Qual é a influência dos elementos nos signos

Você sabia que os Quatro Elementos na Astrologia são estudados desde a época de Aristóteles, o grande filósofo da Grécia Antiga? Desde aquela época, o quadrado elemental é utilizado para traçar coordenadas e comparar cada signo com um dos elementos fundamentais para a vida na Terra.

Cada um dos Quatro Elementos governa um grupo de três signos do Zodíaco. Cada elemento no Mapa Astral impacta diretamente no comportamento e na personalidade de cada indivíduo: pessoas nativas do elemento Fogo são mais quentes e cheias de energia; as do elemento Terra são racionais e ligadas à matéria; as do elemento Água são emocionais e sensíveis; e as do elemento Ar são intelectuais e criativas.

Influência de cada elemento no Mapa Astral

Você tem um signo, mas sente que a sua personalidade é completamente diferente do seu Sol? Isso é normal, pois, se tratando do Quadrado Elemental, temos que pensar como funciona cada elemento no Mapa Astral.

Ou seja, qual é o elemento dominante em seu mapa, se há algum excesso ou até mesmo uma falta.

Porém, para saber qual é o seu elemento dominante, não basta apenas calcular de um por um. Cada planeta do Mapa Astral é agrupado em uma categoria: luminares (Sol e Lua), pessoais (Mercúrio, Vênus e Marte), sociais (Júpiter e Saturno) e transpessoais (Urano, Netuno e Plutão). Cada grupo, por sua vez, possui uma pontuação diferenciada:

  • Sol, Ascendente e Lua: 3 pontos;
  • Mercúrio, Vênus e Marte: 2 pontos;
  • Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão: 1 ponto.

Por exemplo: Se você tiver Sol em Virgem, será 3 pontos para o Elemento Terra. Marte em Câncer, 2 pontos para o Elemento Água e assim por diante.

Elemento Fogo: Áries, Leão e Sagitário

O elemento Fogo representa a luz, o brilho, o espírito, mas também representa a secura, a febre e a agressividade. É a base da vida do ser humano, pois representa a criação (a bola de fogo da qual o planeta se originou) e o domínio sobre o fogo, que permitiu que os seres humanos se desenvolvessem.

O fogo pode nos aquecer e ajudar a cozinhar, porém, também pode destruir tudo o que está em seu caminho, inclusive as próprias pessoas. Pode ser uma chama acolhedora, mas também um grande incêndio.

As cores do elemento Fogo são quentes e vivas, tais como o dourado, o vermelho, o laranja e o amarelo.

Temperamento dos signos de cada elemento: Fogo

Arianos, leoninos e sagitarianos são apaixonados e cheios de energia. Os nativos do elemento Fogo confiam muito em seus instintos e, por isso, estão sempre tomando iniciativas. Sentem um verdadeiro tesão pela vida e estão sempre seguindo em frente.

O lado negativo do elemento Fogo é a dificuldade de se colocar no lugar do outro, pois, quando estão “inflamados” (literalmente), podem queimar tudo o que está à sua frente, sem se preocupar se estão prejudicando alguém.

Áries tem a energia da explosão que criou o mundo; Leão tem o brilho do fogo e Sagitário carrega em si o fogo da sabedoria e do espírito.

Elemento Terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Após o resfriamento do planeta, o fogo se densificou e surgiu a crosta, que permitiu que as árvores crescessem e os seres vivos se estabelecerem sobre ela. Pode ser a terra que nos dá alimento, como também pode ser um furacão.

O elemento Terra representa a concretude, o palpável, a constância, o fecundo. Por outro lado, também representa a secura, a absorção, a rigidez, a teimosia etc.

As cores do elemento Terra lembram a flora: marrom, castanho, tons terrosos, tons de verde etc.

Temperamento dos signos de cada elemento: Terra

Taurinos, virginianos e capricornianos são racionais, prezam pela segurança e pela estabilidade em todos os aspectos de sua vida.

Com pensamentos firmes, as atitudes dos nativos do elemento Terra são tomadas com uma base construída através de muita análise e prudência. São os mais resistentes do Zodíaco e, como tal, são ligados à conclusão dos objetivos.

O lado negativo do elemento Terra é que são teimosos e dificilmente estarão dispostos a mudar, por mais que seja uma mudança positiva.

Assim, Touro representa a constância nos valores; Virgem procura a melhora através da racionalidade e Capricórnio tem a energia da persistência e da determinação, mas pode ser severo.

Elemento Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Que a água é indispensável para a vida humana, não há dúvidas disso. Porém, todos os anos, o ser humano sofre com as enchentes, tsunamis etc.

O elemento Água representa a suavidade, a fantasia, os sonhos, as emoções, a maternidade (antes de nascer, o bebê fica envolto no líquido amniótico), o mistério, a sensibilidade etc.

As cores do elemento Água são misteriosas, que representam as emoções, tais como o azul, o preto, violeta, cor-de-rosa etc.

Temperamento dos signos de cada elemento: Água

Cancerianos, escorpianos e piscianos são pessoas emocionais, sensíveis e que possuem uma conexão muito forte com o que está além do mundo físico. Além disso, os nativos do elemento Água se preocupam com as pessoas.

Por outro lado, os nativos do elemento Água são infantis, rancorosos, chantagistas, manipuladores, instáveis etc.

Câncer tem a energia do cuidado de uma mãe; Escorpião das águas turvas dos instintos e Peixes das águas místicas.

Elemento Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

O elemento Ar é etéreo, invisível e que não pode ser tocado, muito menos capturado. Pode ser uma brisa gostosa, mas também pode se tornar um furacão.

Representa, sobretudo, o campo mental, das ideias e da comunicação. Também tem relação com o raciocínio lógico, com a adaptação etc.

As cores do elemento Ar são os tons pastéis, como amarelo, azul claro, cor-de-rosa etc.

Temperamento dos signos de cada elemento: Ar

Geminianos, librianos e aquarianos são espíritos livres e imprevisíveis. Os nativos do elemento Ar estão sempre em busca de racionalizar o mundo e a realidade onde estão inseridos. São os mestres da comunicação e do raciocínio lógico.

Por outro lado, os indivíduos do elemento Ar são desapegados, perdem o interesse com facilidade e costumam ser chamados de frios.

Gêmeos tem mutabilidade e a adaptabilidade do ar, Libra carrega a energia do equilíbrio de uma brisa, enquanto Aquário traz o idealismo e as ideias inovadoras.

Você gostou de nosso artigo sobre os Quatro Elementos? Qual é o elemento dominante em seu Mapa Astral? Você concorda?