Mandala lunar: o que é e para que serve?

Já dizia Rose Dawson: “O coração da mulher é cheio de segredos”. Na verdade, muitos destes segredos estão ocultos até mesmo de nós, mulheres.

Com a modernidade – com todas as responsabilidades, exigências, “bater ponto” no trabalho e em casa – acabamos nos afastando do nosso Sagrado Feminino, ou seja, da nossa centelha divina.

mandala lunar

Porém, estamos despertando como mulheres sagradas e cíclicas, tão cíclicas como a própria Lua. E, nesta busca pelo autoconhecimento, temos uma ferramenta maravilhosa. Mas, o que é mandala lunar?

Você lembra quando você era criança? Provavelmente, em algum momento você tinha um diário, onde escrevia os seus sentimentos, pensamentos, emoções, como foi seu dia etc. E a mandala lunar é, justamente, um diário que funde o calendário solar e do calendário lunar, ou seja, uma forma de organização que permite que a mulher faça a análise do ciclo menstrual, se adequando aos dias do mês.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o que é mandala lunar, qual é a relação entre a mandala lunar e a fertilidade, a mandala lunar e o ciclo menstrual e, é claro, como fazer uma mandala lunar.

O que é mandala lunar

A mandala lunar é, como o nome já diz, um diagrama em forma de círculo cujo objetivo é voltar o olhar para o próprio corpo, libido, mente, coração e até mesmo como está sendo a sua rotina (mais produtiva, lenta ou você está procrastinando?) e, assim anotar as percepções. Mas também é possível colorir ou ainda desenhar padrões que representem o sentimento.

O conhecimento de o que é mandala lunar também envolve anotar as fases da lua e qual fase do período menstrual você está.

Você também pode fazer um planejamento melhor, respeitando os dias em que você tem precisa tirar o pé do freio, respirar e ficar mais introspectiva. E, é claro, saber o melhor momento para ir com força total.

É claro que a principal vantagem da mandala lunar é o autoconhecimento, com o benefício da reconexão com a Lua e com a natureza como um todo.

E o melhor de tudo é que você terá um estilo de vida muito mais natural, afinal de contas você estará alinhada com a Lua.

E não é só isso: a mandala lunar também permite a personalização dos dados para acrescentar o que acha útil. Por isso, qualquer alteração na saúde, alimentação, exercícios físicos que você fizer, você pode colocar. É um mapa inteiro sobre você, para você!

Relação entre mandala lunar e o ciclo menstrual

Você já sabe que as nossas emoções estão diretamente relacionadas ao nosso ciclo menstrual, certo? Mas, você sabe a relação entre mandala lunar e o ciclo menstrual?

Na verdade, as mulheres das tribos costumavam menstruar todas ao mesmo tempo, graças ao magnetismo da Lua e a sincronicidade. Infelizmente, esta ligação acaba passando despercebida pela maior parte das mulheres contemporâneas. Aliás, você sabia que até mesmo a luz artificial pode atrapalhar esta sincronia? É isso mesmo!

Porém, as mulheres estão resgatando este autoconhecimento – e, se você está lendo este artigo, você é uma delas, então, parabéns! – E a boa notícia é que, sim, é possível alinhar, e é até bem fácil, basta utilizar a relação entre mandala lunar e o ciclo menstrual.

Mandala lunar e TPM

A TPM é uma questão que assombra muitas mulheres. Irritabilidade, dores, vontade de comer muito chocolate, emotividade…

A questão é: é normal ficar sempre tão mal? Nem sempre. Acontece que há muitos maus hábitos que pioram os sintomas da TPM, tais como uma dieta rica em sal, gordura e processados, muito café, bebida alcoólica, doces etc.

Além disso, o estresse, o tabaco e o sedentarismo também agravam a TPM.

Então, o segredo da mandala lunar e TPM é justamente você ter um relato bem claro de tudo o que você fez no mês que pode ter causado essa piora na TPM. Consequentemente, você poderá mudar os hábitos no próximo ciclo menstrual.

E então, a mandala lunar e TPM vão te ajudar a comprovar a eficácia dessa mudança de hábito ao, no próximo mês, você anotar se os sintomas da TPM melhoraram, continuaram iguais ou pioraram.

E, é claro, é sempre bom lembrar que, se necessário, você deve consultar um médico.

Relação entre a mandala lunar e a fertilidade

Você sabia que os antigos usavam os conhecimentos sobre a Lua para facilitar o dia a dia? Era durante a Lua Cheia que as mulheres ficavam no período fértil.

Como você acabou de ler, este conhecimento acabou sendo perdido conforme a sociedade foi se tornando patriarcal e todos os segredos femininos se tornaram profanos. A questão é: afastadas desse conhecimento lunar, as mulheres acabam tendo dificuldades de engravidar.

E por quê? Porque elas estão nadando contra a corrente, com o ciclo menstrual totalmente oposto às fases da Lua e, consequentemente, suas influências.

E, se era tão simples ter até certo controle sobre o nosso ciclo no passado, por que não recuperar? É por isso que relação entre a mandala lunar e a fertilidade é tão importante: é possível compreender o momento em que a mulher está fértil, pronta para conceber!

Leia mais sobre a relação da Lua e a gravidez neste artigo e descubra o que é lunacepção!

E não é só isso: por meio da relação entre a mandala lunar e a fertilidade você poderá, é claro, saber quando o risco de engravidar é menor e, assim, evita o uso de anticoncepcionais, que são verdadeiras bombas para o corpo feminino.

Como fazer uma mandala lunar

A mandala lunar pode ser utilizada por qualquer mulher que deseje reconectar com seu corpo. E, como fazer uma mandala lunar?

Uma forma é buscar templates na internet e imprimir 12 cópias, uma para cada mês do ano. Nesse caso, você pode grampear, encadernar e até mesmo fazer uma capa!

Para você que tem uma veia criativa muito forte e gosta de trabalhos manuais, pode confeccionar a sua própria mandala lunar! Basta pegar uma folha de papel sulfite, desenhar um círculo grande, outro um pouco menor e outro ainda menor no centro.

Divida em 28 partes (se o seu ciclo menstrual for irregular, você pode colocar algumas divisões extras).

No círculo maior, você vai colocar os dias do mês. No círculo do meio (o espaço maior) você vai deixar para as informações e, por fim, anote as fases da Lua.

Nesse caso, como fazer uma mandala lunar pode ser vantajoso porque você pode personalizar de acordo com as suas preferências.

É importante que você coloque a fase da Lua (aqui você encontra artigos sobre as fases da Lua de 2021), o dia do mês, quando começou o primeiro dia do ciclo menstrual (menstruação) e deixe espaço para colocar como você está física, psicológica, emocional e mentalmente, e assim por diante.

Você pode criar símbolos ou até mesmo pintar, faça da forma que achar melhor para ficar o mais visual e compreensível possível.

Você gostou de nosso artigo sobre o que é mandala lunar? Continue navegando em nosso blog para descobrir todos os segredos do Sagrado Feminino.