Calendário lunar em 2021: confira as datas das fases



Você sabia que na Mitologia grega existem três deusas relacionadas à Lua, o satélite natural da Terra? Ártemis, a deusa guerreira, associa-se à Lua quarto crescente; Selene remete à Lua cheia, e Hécate representa as fases minguante e nova, tendo intrínseca relação ao ciclo menstrual feminino. Juntas, elas são a Deusa Tríplice.

calendário lunar em 2021

Do outro lado do mundo, para os Incas, o calendário possuía também 12 meses, porém, enquanto o ano era regido pelo Sol, os dias eram regidos pela Lua e, igualmente aos gregos, sua deusa da Lua, Mama-Kilya, era encarregada de regular os ciclos menstruais e a fertilidade das mulheres.





e

Características dos signos

Aliás, você sabia que as fases da Lua já foram um grande problema para a montagem de um calendário? Isso acontece porque, inicialmente, acreditava-se, que o nosso satélite fosse uma enorme bola, em que um lado era regido pela luz e o outro pelas trevas.

Para os babilônicos, por exemplo as faces lunares aconteciam simplesmente, pois ela girava em torno dela mesma. E um erro clássico que mostra as dificuldades sofridas pelos antigos foi praticado, por exemplo, pelo astrônomo, babilônico Berosus, que viveu em meados do século II a.C.

Deste modo, para se analisar o calendário lunar em 2021, deve-se ter em mente que lidaremos com o feminino da astrologia, com o delicado e sensível, mas, também, com o protetor e maternal.

Fases da Lua em 2021  

Já dizia Raimundos, “Complicada e perfeitinha, você me apareceu, era tudo o que eu queria, Mulher de fases!” Outra música que também fala de nosso satélite é o clássico de Joelma “A lua me traiu! / Acreditei que era pra valer / A lua me traiu! / Fiquei sozinha / E louca por você.” Assim já se vê que o satélite e ao que ele está relacionado é bem complicado.

As fases da Lua em 2021 dizem respeito, especialmente, às fases do ciclo menstrual da mulher. Aliás, você já parou para analisar que tanto um ciclo lunar quanto o ciclo menstrual duram o mesmo período: 28 dias? E não é coincidência!

A Lua Crescente é o período de pré-ovulação. É um momento de construção em que a angústia dá lugar à criatividade, à alegria e à esperança. Justamente por isso, a Lua Crescente em 2021 é um momento em que a mulher está mais animada, comunicativa, mais produtiva e até mesmo a libido fica lá em cima!

A Lua Cheia em 2021 é o auge da mulher! É aquele período do mês em que ela parece brilhar como a própria Lua brilha no céu. É um momento em que a mulher se entrega em todos os setores da vida, pois está cheia de confiança.

A Lua Minguante em 2021 é, como o nome já diz, o período em que a mulher começa a “minguar”, ou seja, a famosa TPM. Porém, apesar dos sintomas que já conhecemos, como a irritabilidade e a vontade de comer uma barra de chocolate inteira, a Lua Minguante em 2021 tem um ótimo potencial. Isso porque é o momento de livrar-se de tudo o que não serve mais ou que faz mal, como os medos, os maus hábitos etc.

Já a Lua Nova em 2021 é o período em que a mulher menstrua. É o momento de aquietar-se, de poupar o corpo de atividades que exigem maior força física. Também é um período em que a mulher se sente mais chateada e com menos disposição. O lado bom é que é a Lua Nova em 2021 é um ótimo período para focar no “aqui e agora” e quando as soluções costumam aparecer.

Além da mulher, as fases da Lua em 2021 também estão ligadas à natureza e às fases do plantio:

Lua nova: o momento é de plantar, então, neste ano, pense em questões como projetos profissionais e engravidar.

Lua crescente: com energia do desenvolvimento, é época para lançar projetos preparados na fase anterior, participar de cursos, começar alguma relação e cortar o cabelo (se quiser que cresça).

Lua cheia: ótima para o plantio, se apresentar em público e se encontrar amorosamente. Neste caso, a energia tende para o lado da expressão.

Lua minguante: momento de iniciar dietas, buscar tratamentos de beleza e finalizar relacionamentos que já não eram mais como antes. A influência é para a conclusão de pendências.

Veja como será o Calendário Lunar em 2021 e as fases da Lua em 2021:

Lua nova em 2021

A Lua Nova em 2021 favorecerá no coletivo o desenvolvimento de novos projetos a partir da individualidade, além de novos parâmetros e ideias no trabalho, no amor e na vida em geral.

É um período que oferece coragem para as pessoas traçarem fórmulas e darem os primeiros passos em direção às próprias aspirações. Durante essa fase, a tendência é ser mais paciente e menos preocupada ou ansiosa. Entretanto, pode dar mais intensidade a sentimentos egoístas.

As datas serão:

13/01; 11/02; 13/03; 11/04; 11/05; 10/06 (Eclipse Solar); 09/07; 08/08; 06/09; 06/10; 04/11; 04/12 (Eclipse Solar).

Observa-se que haverá dois eclipses solares que movimentarão ainda mais todas essas alterações em prol de seus próprios objetivos.

Lua crescente em 2021

A fase de Lua Crescente em 2021 é um convite para ter atitude. Existe um destaque para a proatividade, fundamental para iniciativas e resultados rápidos e eficientes.

Mostra-se o melhor momento para ir à luta. Da mesma forma, é recomendável retomar planos que foram esquecidos em gavetas, com novo enfoque e novo gás, pois podem gerar frutos que nem se esperava.

As datas serão: 20/01; 19/02; 21/03; 20/04; 19/05; 18/06; 17/07; 15/08; 13/09; 13/10; 11/11; 10/12.

Lua cheia em 2021

Este é o momento certo para se expor e encarnar o lado leonino. Porém, esses dias também serão mais difíceis caso tente modificar situações. A Lua Cheia é favorável para seguir o curso, como um rio que desemboca no mar. Portanto, aproveite as relações para apresentar o seu máximo nesse período do calendário lunar.

É um ótimo período para o romance. Ainda em razão do período sociável, é perfeito para trabalho em equipe e lidar com os ciclos sociais.

As datas serão: 28/01; 27/02; 28/03; 27/04; 26/05 (eclipse lunar); 24/06; 23/07; 22/08; 20/09; 20/10; 19/11 (eclipse lunar); 19/12.

Observa-se que se terão dois eclipses lunares durante o decorrer do ano que afetarão os bons presságios.

Lua Minguante em 2021

A Lua Minguante em 2021 convida a reclusão e ao planejamento (seja o doido das tabelas), pedindo discrição. (Afinal, o que ninguém sabe, ninguém estraga). Nesse período, é bom evitar ir para guerra e gerar circunstâncias que envolvam perda de energia e estabilidade.

Última das fases, encerrando o ciclo lunar, é tida como ideal para concluir projetos e relaxar. Refletir sobre questões como relacionamentos, hábitos e sentimentos também é importante.

As datas serão: 06/01; 04/02;05/03; 04/04; 03/05; 02/06; 01/07; 31/07; 30/08; 28/09; 28/10; 27/11; 26/12.

E como você pode aproveitar o poder das fases da Lua em 2021?

Na Lua Nova em 2021, faça uma lista de tudo o que quer conquistar para que isso seja atraído, pois é um período em que o universo escuta os desejos mais puros.

Na Lua Crescente em 2021, foque na ação, mas sem desmerecer o planejamento, pois é muito importante para que concretize seus objetivos e para que não se perca em meio a toda a neurose de querer abraçar o mundo com as pernas.

Na Lua Cheia em 2021, aproveite todo o charme que fica mais evidente, e sua beleza que fica mais exuberante para trabalhar suas energias e enfim conquistar aquele crush que estava demorando a cair nos seus encantos. Ou ainda para reavivar o romantismo do seu casamento de anos, com algumas surpresas e um momento a dois.

Na Lua Minguante em 2021, mesmo que haja retração, pense como um fechamento de ciclos e finalmente a possibilidade de ter paz e relaxar. Férias, família, uma viagem para algum lugar bonito, podem ser boas pedidas para quem quer se retirar de toda a agitação do dia a dia corrido de uma metrópole.