Características do signo de Câncer

Compartilhe tudo sobre os signos:

O que a astrologia tem a ver com Câncer? Signo de câncerque representa aqueles que nasceram entre os dias 21 de junho e 22 de julho.  

Astrologia é o nome de uma prática divinatória milenar que usa as posições e movimentos relativos de astros como o Sol, a Lua e certas constelações em uma faixa do céu conhecida como Zodíaco para tentar prever o fluxo geral dos acontecimentos e entender a personalidade das pessoas.

Na versão da Astrologia mais praticada no hemisfério Ocidental, a posição do Sol no instante de nascimento de uma pessoa é o fator mais importante, embora nem de longe o único, na definição da personalidade de alguém.

De acordo com a data de nascimento do indivíduo e a posição do Sol no céu associada a ela, ele pertence a uma de doze categorias, os célebres signos do Zodíaco. A cada uma dessas categorias, é atribuído um conjunto de características, tanto defeitos quanto qualidades e inclinações.

Embora praticamente todo mundo no Ocidente já tenha lido ou ouvido sobre os signos do Zodíaco, por exemplo, nas onipresentes páginas de horóscopo nos jornais, vale a pena refrescar a memória: os signos do Zodíaco são, na ordem de data: Aquário, Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário e Capricórnio.

No presente texto, faremos um esforço para tentar informar tudo sobre o significado do signo de Câncer ou pelo menos dar as informações mais importantes sobre o signo. Podemos começar dizendo que é comum ter o nativo do signo Câncer características surpreendentes, que podem confundir as pessoas ao redor dele.

Signo de Câncer: data

Como os signos são decididos com base na data de nascimento, uma das informações mais relevantes que podemos ter sobre um signo do Zodíaco, sem a menor sombra de dúvida, é quando uma pessoa deve ter nascido para ser nativa dele. Tratemos, então, da questão de signo de Câncer e da data de nascimento dos nativos desse signo.

Há divergências entre diversas fontes quanto às datas relativas a cada signo, mas, para o signo de Câncer, o mais usado é o intervalo que vai de 21 de junho a 22 de julho. É esse o intervalo de tempo geralmente usado pelas páginas de Astrologia dos grandes jornais, para citar apenas um exemplo.

Um pouco sobre a personalidade do signo de Câncer

Boa parte das características de Câncer ajuda a explicar por que razão se trata de um signo cujos nativos são tão estimados. O canceriano tem uma personalidade ligada a temas singelos, com especial afeição à sua família, sua casa e carinho por crianças. Os nativos desse signo são bons amigos, companheiros leais e pais protetores.

Possui o signo Câncer características bastante positivas e apreciadas, tais como devotamento à família e lealdade aos amigos. É um signo carinhoso, sensível e prestativo, que tenta ajudar e proteger os entes queridos. As pessoas desse signo costumam ser simpáticas e agradáveis. Geralmente, os nativos de Câncer são pessoas caseiras, que não gostam muito de sair de casa e ligam pouco para baladas.

Entre as demais características do signo de Câncer podem ser mencionadas uma imaginação fértil e uma intuição afiada. Vimos em Câncer, signo, características interessantes, que o tornam um bom amigo.

Câncer símbolo, planeta regente e elemento

Símbolo do signo Câncer é um caranguejo, crustáceo que dá nome à constelação, conjunto de estrelas relacionada ao signo.

O astro que rege o signo Câncer é o satélite natural da Terra, a Lua. Câncer é um signo do elemento água.

Alguns defeitos dos cancerianos

Assim como estão tradicionalmente associados a boas qualidades, os signos do Zodíaco também têm seus defeitos. Entre os mais específicos dos nativos de Câncer, podem ser mencionados a instabilidade emocional, a propensão a fazer drama e a tendência a fazer tempestade em copo d’água. Possui o signo Câncer personalidade que pode gerar um pouco de discórdia em determinadas situações.

Além disso, o canceriano pode ser manipulador e calculista, o que pode muito bem criar um conflito interno com sua tendência a ser carinhoso, prestativo e sensível.

Entre as características de Câncer está um apego à rotina que, às vezes, parece irracional e acaba até irritando quem está por perto tentando vencer essa inércia. Eles também tendem a não gostar muito de sair de casa, o que pode dificultar planos de atividades sociais.

Os cancerianos costumam ter poucos (mas bons) amigos, geralmente amigos de longa data. É difícil conseguir se tornar amigo de um canceriano, mas, quando acontece, a amizade é para valer mesmo.

Possui o signo de Câncer perfil que dificulta o encontro de um(a) parceiro(a) romântico(a), pois eles levam a sério a ideia de formar uma família e dividir suas vidas com outra pessoa. Eles buscam a pessoa ideal, que provavelmente não existe. Pode demorar para que se toquem disso e escolham uma pessoa real, com defeitos e qualidades ou aprovem uma pessoa para ocupar um lugar especial em suas vidas. Paciência é fundamental para ter alguma chance de conquistar um canceriano.

Cancerianos detestam ser contrariados e podem ser muito “reclamões” e manhosos quando as pessoas não fazem o que eles querem ou as coisas não saem do jeito que eles desejam, o que explica certa fama de mal-humorados que persegue os nativos desse signo.

Muitos cancerianos são tímidos, o que pode prejudicar bastante a convivência deles com outras pessoas, limitando um pouco seus horizontes e suas oportunidades de trabalho, diversão, etc. Além disso, eles têm uma propensão à depressão e à ansiedade maior do que a média.

A tendência dos cancerianos ao conservadorismo pode prejudicá-los profissionalmente por impedi-los de fazer mudanças necessárias em suas trajetórias profissionais. Eles, por exemplo, relutam em mudar de emprego ou de ramo de atividade.

Signos que combinam com Câncer

Pessoas de um determinado signo tendem a se dar melhor com pessoas de alguns outros signos. Isso pode acontecer, por exemplo, porque os nativos desses signos possuem características em comum ou porque suas características diferentes interagem de maneiras mais harmoniosas do que acontece com a convivência com outros signos zodiacais. Falemos, então, da harmonização no caso de Câncer.

Câncer possui o perfil que combina especialmente com os dos signos de Peixes, Touro e Capricórnio, o que significa que amizades e parceiras e outros tipos de relacionamentos entre pessoas podem ser mais fáceis entre cancerianos e nativos desses signos zodiacais. Evidentemente, não quer dizer que não possam existir boas relações (sejam de caráter profissional, afetivo, romântico, etc.) entre cancerianos e nativos de outros signos do Zodíaco.

Cancerianos e como eles se relacionam com os outros

A pessoa de Câncer, como mencionado anteriormente, é carinhosa e leal e interage com as outras pessoas com base nessas características. Elas tentam ajudar seus entes queridos, mas podem também sucumbir a seu desejo de fazer prevalecer suas opiniões e podem, em determinadas ocasiões, agir de maneira calculista e manipuladora para que consigam alcançar seus objetivos ou de maneira pirracenta e manhosa quando não conseguem o que querem.

Por causa dessas características, os nativos do signo de Câncer costumam ter melhores resultados em trabalhos com uma rotina estável e que exijam lidar com pessoas. Este signo também é um dos com maior vigor sexual associado a ele.