Característcas do signo de Leão

Compartilhe tudo sobre os signos:

leãoO que a astrologia tem a ver com Leão? Signo que representa aqueles que nasceram entre os dias 23 de julho e 22 de agosto. 

Como é sabido, a versão da Astrologia mais praticada no mundo ocidental divide as pessoas em 12 signos do Zodíaco, cada um deles ligado a uma famosa constelação.

Muitas pessoas buscam na Astrologia orientação para suas ações e um instrumento com o qual elas possam entender melhor o mundo e os indivíduos que as cercam. Assim sendo, é comum que muitos se perguntem sobre seus signos e das pessoas que conhecem para descobrir as características que a tradição astrológica atribui a cada um.

Leão é um signo ligado à constelação chamada Leão ou Leo, que os gregos relacionavam ao mitológico Leão de Nemeia que, segundo o mito, aterrorizava a cidade de mesmo nome até que o semideus Hércules o matou em um de seus célebres e heroicos Doze Trabalhos.

Para o entendimento do signo Leão, a data relevante é qualquer uma no intervalo que vai de 22 de julho a 22 de agosto, pois é nesse período que nascem os nativos deste signo: os chamados leoninos.

Embora dizer tudo o que existe sobre o signo provavelmente fosse exigir um texto do tamanho de uma enciclopédia, podemos explicar o significado do signo Leão de maneira razoavelmente abrangente neste artigo, de maneira a ajudar os leitores a lidarem com as qualidades e defeitos desse signo. Falaremos, portanto, de Leão, signo, características que possui e como se relacionam os nativos desse altivo signo com aqueles com quem convivem.

Características do signo de Leão

Como já falamos sobre o signo de Leão e a data de nascimento que faz alguém ser leonino, falaremos primeiro das qualidades típicas do nativo de Leão. Geralmente, confere o signo Leão personalidade forte a seus nativos, o que faz com que se destaquem facilmente da multidão onde quer que estejam.

Entre as melhores características de Leão, podemos mencionar a generosidade e a lealdade. Os leoninos costumam possuir certa nobreza de caráter (o que combina com um signo representado pelo rei das selvas, não é mesmo?) que frequentemente desperta as simpatias de quem convive com eles e faz com que sejam amigos lembrados com bastante carinho.

De modo geral, o nativo de Leão é bem-humorado, sociável, cheio de entusiasmo e alegre. Costuma ser o centro das atenções em qualquer roda social e viver nas multidões com a mesma facilidade com que o peixe habita mares, lagos ou rios. Não costumam ficar curtindo “fossas”, pelo contrário, o espírito deles é de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Não é incomum que combatam a tristeza fazendo algo que os diverte.

Os leoninos também são otimistas, dinâmicos e determinados, do tipo que sabem o que querem e pretendem trabalhar com afinco para alcançar o que desejam. Costumam ser ambiciosos e desejar intensamente progredir na vida, tanto para serem reconhecidos quanto para aproveitarem os prazeres materiais, dos quais gostam muito. Tendem a se destacar em suas ocupações e ir longe em suas carreiras.

É bem frequente que os nativos do signo de Leão sejam bastante criativos, o que é outro fator que atrai sobre eles a atenção e a admiração de quem os conhece.

Uma das mais importantes características do signo de Leão é o desejo de liberdade e independência que parece ser parte inseparável dele. O nativo de Leão detesta ser vigiado ou espremido, precisa de espaço para respirar e desenvolver seu próprio modo de fazer as coisas. Gostam os leoninos de oportunidades para se expressarem criativamente – muitas vezes, destacam-se nas artes visuais, por exemplo. Eles também não gostam de ser feitos de bobos e não é seu costume o comportamento subserviente ou subjugado. Nem todos convivem bem com sua personalidade forte, mas assim são eles.

O espírito de liderança dos leoninos é bem conhecido. Eles tendem a arrastar consigo o resto do Zodíaco porque poucos possuem como eles uma consciência do próprio valor, uma ousadia e um senso de propósito tão desenvolvidos.

Defeitos do leonino

Infelizmente, todos os signos do Zodíaco têm lá seus defeitos. Leão não é exceção a essa regra.

Os leoninos costumam ser impulsivos, do tipo que, frequentemente, age primeiro e pensa nas consequências depois. Isso, é evidente, pode ter consequências ruins para o leonino e para aqueles que o cercam.

O orgulho do leonino pode facilmente se tornar egocentrismo e ser bastante incômodo para quem convive com ele. Eles geralmente gostam de ser o centro das atenções e ser reconhecidos pelo que fazem. Dificilmente conseguem ser modestos.

Muitas vezes, agem de forma inflexível, recusando-se a reconhecer que estavam errados. Essa característica, misturada com o amor-próprio bem desenvolvido, faz com que, muitas vezes, adotem ou mantenham ações e atitudes pouco eficientes.

Os leoninos tendem a ser materialistas e a apreciar um pouco demais os prazeres físicos, deixando de lado valores religiosos e espirituais.

Como mencionado acima, os leoninos tendem a apreciar muito a vida social, o que pode ser um problema em seus relacionamentos românticos. Eles tendem a detestar a solidão ou mesmo o recolhimento prolongado com o par romântico ou no seio da família. Por mais que amem suas famílias e seus entes mais próximos, eles costumam sentir que precisam de mais. “Saídas” são muito comuns, eles, às vezes, dão a impressão de que não conseguem parar quietos. Por isso, um relacionamento com alguém mais caseiro ou que exija mais a presença dele pode ser muito tenso.

Leão e seus relacionamentos com as outras pessoas

Como já dissemos, o signo de Leão possui perfil sociável, desejoso de reconhecimento e contato com as outras pessoas. Ao mesmo tempo que a nobreza de seu caráter e sua criatividade atraem a simpatia das pessoas, seu egocentrismo, seu orgulho e sua inflexibilidade podem afastar as pessoas ou causar turbulências em seus relacionamentos com os outros indivíduos. Há quem diga que os leoninos ou são amados ou são odiados, sem meios termos e sem que possam ser ignorados. O mais comum é que alguns os amem e outros os odeiem.

Na vida romântica, tendem a ser fieis e avessos a pessoas muito “grudentas”, carentes ou ansiosas. Preferem que o relacionamento vá avançando gradualmente. Eles gostam de ser elogiados e apreciados pelas pessoas com quem se relacionam romanticamente. Dificilmente agem de forma submissa. A personalidade deles é forte. Como diz o velho ditado, quem não aguenta o calor, que saia da cozinha.

Sexualmente, como em todo o resto, tendem a ser apaixonados e fogosos. Sua ligação com os prazeres do corpo faz com que se sintam bem tendo seus sentidos bastante estimulados.

Apresenta o signo de Leão características que facilitam a harmonização com os nativos de Gêmeos, Libra, Aquário, Sagitário e Áries. Gêmeos e Áries combinam especialmente bem com Leão quando se trata de amizade ou de parcerias (artísticas, profissionais, intelectuais, etc.). Leão combina mais com Sagitário e Aquário do que com quaisquer outros quando se trata de casamento. Evidentemente, nada disso significa que nativos de outros signos não possam combinar com os leoninos. Aqui, estamos apenas apresentando tendências.