Nodos Lunares: o que são?



Você já ouviu falar em nodos lunares? Ou, ainda, cabeça de dragão e cauda de dragão? Não? Isso é porque esse lado da Astrologia que trata sobre o que são Nodos Lunares vai um pouco mais além das características mais conhecidas do Mapa Astral.

nodos lunares

Assim, o conhecimento do que é Nodo Lunar no mapa astral também traz questões um pouco mais complexas e, como tal, são importantíssimas para que você possa evoluir nessa vida. Você consegue imaginar o que é?





e

Características dos signos

Pense: no Mapa Astral, conhecemos nossas características positivas e negativas, nossas tendências, nossa forma de amar, nossa missão de vida e várias outras coisas. Então, falta o karma! E é justamente isso que vamos tratar nesse artigo.

A Cabeça do Dragão e Cauda do Dragão são aspectos muito importantes da Astrologia Cármica, que ajuda na compreensão do que você fez na vida passada, quais são os seus medos e os bloqueios do seu inconsciente.

O seu Nodo Norte representa qual é o caminho que você deve seguir para evoluir, já o Nodo Sul é uma espécie de disco rígido que guarda todas as pendências que você deve resolver para evoluirmos.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o que são Nodos Lunares.

O que são nodos lunares

Todos temos dois Nodos Lunares, também conhecidos como Cabeça e Cauda do Dragão. Cada um destes Nodos está em posições extremas, por isso que existe um Nodo Norte e um Nodo Sul.

Assim, enquanto o Nodo Sul foi o “ontem” (vida passada), o Nodo Norte será o amanhã. Enquanto o Nodo Sul é negativo (no sentido de falhas e pendências), o Nodo Norte é positivo (a missão de vida). E enquanto o Nodo Norte é o Dragão Ascendente, o Nodo Sul é o Dragão Descendente, ou ainda a Cabeça do Dragão e a Cauda do Dragão.

Alguns especialistas em Astrologia Cármica acreditam que, se uma pessoa não compreender o que são os Nodos Lunares até os 30 anos, será “forçado” a conhecê-los, enfrentando os aspectos de cada um.

Mas, qual é o significado do Nodo Norte e Nodo Sul?

Nodo Sul

Como você acabou de ver, os Nodos Lunares estão sempre em polos distintos. E, como consequência disso, o Nodo Sul é sempre o oposto do Nodo Sul. E, como opostos, são complementares.

Leia sobre os signos opostos complementares aqui!

Com certeza, você tem uma característica, um comportamento ou um gosto que você não sabe de onde vem e que não foi herdado de ninguém, certo? Ou, ainda, tem alguma coisa que você “nasceu sabendo”? Isso é o Nodo Sul!

O Nodo Sul representa aquela bagagem que trouxemos de nossa vida passada. Ou seja, quais são as características que são consolidadas em nossa personalidade.

O problema é que estas características geralmente nos colocam numa posição confortável e, por isso, acabam nos trazendo um falso conforto, pois há uma sensação de frustração, de monotonia. Além disso, são os hábitos que nos são prejudiciais.

Você já teve a sensação de que está carregando um peso desnecessário, ou andando e andando sem sair do lugar? Com certeza, você está preso na sua zona de conforto e, sentimos lhe dizer que, enquanto não sair dela, continuará a “correr atrás do próprio rabo”.

Voltando ao exemplo do Nodo Norte de Sagitário: o Nodo Sul é Gêmeos, que é um signo caracterizado pela dualidade e pela superficialidade.

Então, em vidas anteriores, era o tipo de pessoa do estilo “sabe um pouquinho de tudo”, mas nada além do superficial. Queria conhecer as coisas, mas não tinha interesse em aprofundar estes conhecimentos.

Nodo Norte

O Nodo Norte, também conhecido como Cabeça do Dragão, é o mapa do tesouro, a bússola…

Ou seja, mostra quais são os aspectos que devemos desenvolver para ter equilíbrio e, assim, evoluirmos.

Além disso, a Cabeça do Dragão aponta para qual é o caminho pelo qual devemos desbravar e qual é a bagagem que devemos levar da nossa vida atual.

É claro que, como qualquer jornada, não você não deve ter medo, ainda mais porque a sua missão de vida é um presente e, acredite: você tem todo o poder para vivenciá-la!

Voltando para o exemplo: Se o Nodo Sul é Gêmeos, o Nodo Norte é Sagitário.

Nessa vida, será dever da pessoa aprofundar os conhecimentos que são característicos do signo de Sagitário, ou seja, filosofia, religião. E mais ainda: mostra que deve investir pesado em autoconhecimento, já que, antes de conhecer o mundo, deve seguir as palavras de Sócrates: “Conheça-te a ti mesmo”.

E, após conhecer a própria verdade por meio da espiritualidade, finalmente transcenderá.

O grau dos Nodos Lunares

Um fato curioso sobre os Nodos Lunares é que o trajeto do Dragão dura 18 meses. Mas isso não significa que uma pessoa que nasceu no dia 05 de dezembro de 1992 vai ter exatamente o mesmo karma que alguém que nasceu no dia 05 de dezembro de 1992, ainda que tenha Nodo Norte em Sagitário e Nodo Sul em Gêmeos.

Essa diferença está no Grau dos Nodos Lunares. Os Nodos Lunares estarão no mesmo grau. Por exemplo: Se o Nodo Norte está na Casa 1, isso significa que o Nodo Sul também estará na mesma casa.

É importante lembrar que o significado do Nodo Norte e do Nodo Sul é a busca pelo equilíbrio. Sendo assim, o importante para a Astrologia Cármica é chegar no grau zero entre os dois Dragões. Ou seja, alcançar o “Dharma”.

O retorno dos Nodos Lunares

Com certeza você já ouviu falar em “Retorno de Saturno”, certo? Um marco muito importante que marca momentos importantes de nossa vida em que devemos encarar nossas responsabilidades. Mas, você sabia que os Nodos Lunares também têm seus retornos?

Cada Dragão demora cerca de 18 anos para dar uma volta completa pelos 12 signos do Zodíaco. O primeiro retorno dos Nodos Lunares acontece aos 18 anos aproximadamente (quando você chegou na maioridade). O segundo, aos 38 anos, o terceiro aos 47 e assim sucessivamente.

Toda vez que acontece o retorno dos Nodos Lunares, você tem uma oportunidade muito boa de refletir sobre a sua vida, e isso tem relação com o significado do Nodo Norte e Nodo Sul, ou seja, quais são hábitos que devem ser abolidos e o que está dando certo e deve ser aproveitado?

E não é só isso: o retorno dos Nodos Lunares também é uma prévia que você tem para saber quando haverá marcos significativos em sua vida.

Como são dois dragões viajando em direções opostas, um dia eles colidem, não é mesmo? E isso realmente acontece!

Essa rota de colisão geralmente acontece aos 10 anos, depois aos 28, 47 e assim por diante. Você deve ter percebido que a segunda colisão praticamente coincide com o Retorno de Saturno, não é mesmo? Isso não é por acaso: o retorno dos Nodos Lunares é importantíssimo para o nosso amadurecimento.

Outro aspecto importante é que, a cada 9 anos, o Nodo Norte e o Nodo Sul ficam em direções completamente opostas, é como se um fosse o diabinho e o outro o anjinho em seus ombros, puxando-lhe para um lado e para o outro.

É, especialmente, nesses momentos que você deve escolher entre se manter na zona de conforto ou progredir.

Você gostou de nosso artigo sobre o significado do Nodo Norte e Nodo Sul? Compreendendo este significado, certamente você conhecerá mais sobre a própria natureza e, assim, será mais fácil sair da zona de conforto e abandonar hábitos nocivos e caminhar em direção ao Norte e, assim, evoluir.

Horóscopo do Dia