Signos opostos e complementares: o que são?



Você já ouviu falar da frase “os opostos se atraem”? Com certeza, você deve ter conhecido uma pessoa completamente diferente de você e se sentiu atraído por ela, querendo fazer amizade ou até mesmo um relacionamento amoroso?

signos opostos e complementares

É bem provável que essa atração seja causada por um fenômeno chamado de “signos opostos e complementares”.





e

Características dos signos

Porém, muito mais além do que um amor ou amizade, o que são signos opostos e complementares diz respeito às características que faltam em uma pessoa para que ela alcance o equilíbrio.

Já dizia Mulan: “O mundo é cheio de opostos, assim como vocês. Para ser um bom guerreiro, é preciso buscar o equilíbrio.”.

Quer um exemplo bem “visível”? Áries é um signo bem impulsivo e agressivo, certo? Então, o signo oposto complementar dele precisa possuir temperança e ser bem equilibrado. Acertou se você falou “Libra”.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre os signos opostos e complementares, e quais são as características do seu signo oposto que você deve buscar aprender.

O que são signos opostos e complementares?

Você sabe como um imã de geladeira funciona? Resumindo de uma maneira bem simples: a geladeira e o imã possuem polos opostos (um positivo e um negativo) e, ao se aproximarem, eles se atraem. Isso funciona bastante nos relacionamentos.

Porém, é muito importante destacar que os signos opostos e complementares não garantem que o amor vai dar super certo, ou que vocês serão best friends forever. Isso acontece porque as pessoas têm todo um mapa astral com muitos aspectos além do Sol.

Além disso, depois da fase atração, existe uma vida para colocar à prova este relacionamento.

Então, se você descobrir que o seu crush não é o seu signo oposto complementar, não se preocupe, pois existem outros aspectos que fazem o relacionamento dar certo, como a Vênus.

O que é um signo oposto?

Você sabia que os signos do Zodíaco são dispostos em uma roda, certo? E, como uma roda, cada ponto está simetricamente oposto ao outro, ou seja, separados por uma distância de 180°.

Outra forma de saber quais são os signos opostos e complementares, é agrupando os signos em duas colunas, deixando seis signos de um lado e seis do outro.

Sendo assim, Áries é o oposto de Libra, Touro é o oposto de Escorpião, Gêmeos é o oposto de Sagitário, Câncer é o oposto de Capricórnio, Leão é o oposto de Aquário e Virgem é o oposto de Peixes.

Mas, o que o lado oposto dos signos quer dizer? Quando você nasceu, o Sol estava em um determinado signo do Zodíaco, correto? E cada signo tem suas características determinadas. E o signo oposto possui as qualidades que lhe faltam e/ou você precisa desenvolver.

O que são signos complementares?

Além de opostos, os signos são complementares. O que isso quer dizer? Um possui o que falta no outro. Em outras palavras, uma pessoa deve analisar as características do signo oposto complementar para poder encontrar o que está em excesso e buscar um equilíbrio.

Da mesma forma, é importante saber quais são os signos opostos e complementares para poder entender o que está em falta e, consequentemente, procurar desenvolver estas características e, portanto, evoluir.

Voltando ao exemplo da oposição entre Virgem e Peixes: O pisciano é alguém que está sempre sonhando acordado e, por conta disso, dificilmente coloca seus sonhos em prática. Então, ele precisa colocar os pés no chão para poder organizar a própria vida.

Porém, além de pensar em o que é um signo oposto, é interessante saber quais são os elementos opostos: Fogo é o oposto de Ar e Terra é o oposto de Água.

Acenda uma vela e depois coloque um copo em cima. O fogo vai se apagar, certo? Então, o fogo precisa do ar para existir. O ar é um elemento frio, certo? Então, é importante que ele encontre a paixão do fogo.

A terra ajuda a água a seguir seu fluxo e, pelo outro lado, a água ajuda a terra árida a se tornar uma argila pronta para criar forma.

Quais são os signos opostos e complementares?

Agora que você já sabe o que são signos opostos e complementares, é hora de descobrir qual é o seu signo oposto e complementar.

Entenda como será o relacionamento entre estes dois signos e o que você precisa aprender com o seu oposto.

Áries x Libra

Libra é sensível e, por isso, pode acabar se machucando com o jeito agressivo de Áries. Por outro lado: o ariano não tem paciência para o jeito de ser “em cima do muro” do libriano.

Libra precisa aprender com Áries a ser um pouco mais assertivo e não se anular diante da vontade das outras pessoas. Por outro lado, Áries deve aprender a controlar os impulsos.

Touro x Escorpião

Reza a lenda que Touro e Escorpião têm o sexo mais gostoso do Zodíaco, pois os dois são muito sensuais. Já no relacionamento, pode haver problemas, pois será uma batalha de quem é o mais teimoso e o mais ciumento.

Por outro lado, Touro é mais paciente e devagar (quase parando), enquanto Escorpião é intenso por natureza. Então, pode ser que estas diferenças sejam a força dos dois.

Similarmente, Touro precisa aprender a sair da zona de conforto e ser mais obstinado, enquanto Escorpião precisa aprender que a calma e a estabilidade também são importantes para alcançar seus desejos.

Gêmeos x Sagitário

Gêmeos e Sagitário costumam ser grandes amigos, pois ambos buscam a expansão e um padrão de vida mais leve. Porém, pode ser que o relacionamento entre estes signos opostos e complementares tenha problemas, já que Gêmeos é inconstante demais para a lealdade sagitariana.

Da mesma forma que Sagitário, cujo maior defeito é se achar o “dono da razão”, pode acabar ofendendo o geminiano.

Em questão de aprendizado, Gêmeos precisa aprender a sair da superficialidade e se aprofundar, enquanto Sagitário precisa renunciar à sua arrogância e se comunicar de modo mais leve.

Câncer x Capricórnio

Está aí uma combinação de signos opostos complementares bem clara. Câncer é muito sensível e apegado. Capricórnio, por outro lado, não gosta de demonstrar os sentimentos, pois está mais preocupado em trabalhar para ter uma vida segura e estável.

Porém, como a água e a terra, é muito interessante a combinação de Câncer e Capricórnio, pois água e terra são importantes para o plantio.

Por outro lado, é importante que os dois lados aprendam a ceder, pois muita emoção deixa o capricorniano cansado, enquanto o jeito de ser seco de Capricórnio magoa o canceriano.

Falando em aprendizado, é muito importante que Câncer aprenda com Capricórnio que cuidar das pessoas também significa trabalhar duro e não deixar as emoções controlá-lo. Capricórnio, por sua vez, precisa aprender a aceitar os sentimentos como parte importante do ser humano.

Leão x Aquário

Leão adora aparecer, e Aquário simplesmente não suporta esse tipo de atitude. Então, se o leonino começa a brilhar demais, o aquariano logo apaga o fogo. Um gosta de mandar, o outro é a liberdade em pessoa. Por isso, diálogo é a palavra-chave desse relacionamento entre opostos complementares.

O leonino é egocêntrico por natureza, já que o Sol (seu regente) é o centro do Universo. Aquário, por sua vez, pensa no bem comum. Por isso, enquanto o primeiro deve aprender a pensar mais nas pessoas, Aquário precisa aprender que um pouco de brilho e individualidade são importantes para ter sucesso.

Virgem x Peixes

O casal/os amigos de Virgem e Peixes estarão unidos por um ideal de servir ao próximo. Porém, há uma diferença bem forte entre os dois: Virgem é prático e possui os pés bem plantados no solo, Peixes, por outro lado, tem o lado espiritual bem desenvolvido.

Entretanto, os problemas desses opostos complementares aparecem quando Virgem exagera nas críticas e fere a sensibilidade do pisciano que, por sua vez, fica introspectivo e se fecha para nadar para longe dos problemas.

E a respeito do que um deve aprender com o outro: Virgem deve aprender que a Terra muito árida não é capaz de fazer brotar qualquer planejamento, enquanto Peixes deve aprender que ser evasivo demais o fará nadar, nadar e morrer na praia.

Você gostou de nosso artigo sobre opostos complementares? Continue navegando em nosso blog para aprender tudo sobre Astrologia!

Horóscopo do Dia