A Casa 10 na Astrologia – Vocação e profissionalismo



Compartilhe tudo sobre os signos:

Você sabe qual é o escopo da 10ª casa no mapa astral, a Casa 10? Sabe o que a Casa 10 simboliza? Neste artigo, trataremos destes e de outros assuntos relacionados a essa casa astrológica.

Antes, porém, brevemente abordaremos o conceito geral de casa astrológica para que tenhamos uma base firme que possibilite que nossa discussão sobre a Casa 10 seja proveitosa. Após termos feito isso, vamos discutir as características particulares da 10ª casa e a influência que pode exercer na vida das pessoas essa casa astrológica.

características da casa 10 na astrologia

Breve revisão sobre as casas astrológicas

As casas astrológicas são divisões do mapa astral que simulam uma divisão do céu. Planetas e signos são distribuídos entre essas casas de acordo com o local, a data e o horário de nascimento de uma pessoa.

Não nos esqueçamos de que, quando falamos em planetas na Astrologia, podemos estar nos referindo a corpos como a Lua, que a Astronomia não considera ser um planeta. Lembremos também que os signos ficam nas cúspides das casas, que são as linhas que separam as casas astrológicas de suas predecessoras imediatas.

Cada uma das casas astrológicas rege certas partes de nossas vidas. Por exemplo, nosso estilo de comunicação, nosso lar e como lidamos com dinheiro.

Uma divisão das casas astrológicas é entre casas angulares, casas sucedentes e casas cadentes. Costuma-se considerar que estas últimas têm a influência mais fraca entre as casas do mapa astral. As casas angulares são tidas como as casas cujas influências são as mais fortes.

As casas astrológicas angulares são: Casa 1, Casa 4, Casa 7 e Casa 10. As casas astrológicas sucedentes são: Casa 2, Casa 5, Casa 8 e Casa 11. As casas astrológicas cadentes são: Casa 3, Casa 6, Casa 9 e Casa 12. Como se pode ver, se sabemos que uma casa astrológica é angular, sabemos também que sua antecessora imediata é cadente e sua sucessora imediata é sucedente.

O que significa a Casa 10

A Casa 10 é uma das casas chamadas de angulares. Além disso, ela se localiza no chamado hemisfério sul do mapa astral, que inclui também as Casas 7, 8, 9, 11 e 12. Se há muitos planetas concentrados nessa área do céu, a pessoa pode ser muito sociável e extrovertida, mas também dependente demais da aprovação dos outros.

Tratemos agora de discutir o que a Casa 10 simboliza. O significado da Casa 10 está basicamente ligado ao lugar que um indivíduo ocupa no grupo de que ele faz parte e, de modo mais amplo, na sociedade em que ele vive, ou seja, seu status social.

A Casa 10 pode estar ligada, por exemplo, a promoções no trabalho e à eminência que uma pessoa alcança em seu campo de atuação, bem como à natureza de sua ocupação ou de sua vocação.

A 10ª casa no mapa astral está ligada também ao uso que damos aos talentos que possuímos e ao prestígio que alcançamos. O usaremos em prol da sociedade e de nossos semelhantes ou apenas para a satisfação de nossos interesses pessoais?

A relação que a pessoa mantém com o grupo a que pertence e com a sociedade de modo geral também está no escopo da casa astrológica da qual estamos falando. Por exemplo, ela pode estar relacionada à ligação do indivíduo com uma causa de reforma social e de aperfeiçoamento da realidade coletiva. Além disso, a 10ª casa também está ligada à figura do pai e a trabalhos no governo.

Agora que tratamos de forma geral das influências que a Casa 10 exerce sobre determinados aspectos de nossas existências, que tal vermos a forma que essas influências podem tomar, por exemplo, no caso de uma pessoa que apresenta o signo de Áries na cúspide da referida casa astrológica?

Pessoas com o signo Áries na cúspide da 10ª casa no mapa astral costumam dedicar muito esforço a suas vidas profissional e financeira e dar muita importância ao progresso na carreira. É provável que, no trabalho, assumam um papel de liderança. Gostam de criar coisas inovadoras.

Essas pessoas costumam tomar decisões com rapidez, muitas vezes sem consultar ninguém. Essa velocidade na tomada de decisões pode ser muito útil para elas em certas situações, mas pode também levar a decisões inadequadas e baseadas em análises apressadas e informações incompletas, além de despertar o ressentimento de pessoas que julgavam ter o direito de ser consultadas.

É comum que os indivíduos que têm Áries na cúspide da Casa 10 tenham sucesso em carreiras onde há competição, como a de esportista, a militar e a de empreendedor.

Signos com afinidade natural com a Casa 10 e o planeta que a rege

Você talvez não saiba qual é o signo que apresenta uma afinidade natural com a Casa 10. É o signo de Capricórnio, um dos signos ligados ao elemento Terra.

As casas astrológicas são regidas por planetas. Por exemplo, a primeira casa no mapa astral é regida por Marte. A Casa 10 é regida pelo planeta Saturno.

Exemplo da influência exercida por um planeta na Casa 10

Pode ser interessante, depois de termos discutido em linhas gerais a regência da Casa 10 sobre certas esferas da vida humana, que agora vejamos como a presença de um planeta específico nessa casa pode influenciar a vida de uma pessoa. Como exemplo, faremos uso do planeta Marte.

Pessoas que possuem Marte na 10ª casa no mapa astral costumam preferir fazer as coisas do seu próprio jeito. Às vezes, preferem deixar um emprego a fazer concessões quanto ao modo de fazer as coisas.

Marte na Casa 10 costuma ser um sinal de energia e dinamismo, especialmente no âmbito profissional. É aconselhável, porém, que as pessoas que têm o citado planeta na referida casa no mapa astral sejam mais cautelosas e evitem tomar decisões apressadas.

É possível que pessoas com Marte na Casa 10 tenham que batalhar a vida toda para conseguir o respeito que desejam ou do qual se julgam merecedores. Coragem para fazer isso não lhes falta.

Conclusão

Este artigo foi produzido com o fim de fornecer aos leitores explicações sobre a Casa 10 do mapa astral. Revisamos de forma rápida a ideia de casas astrológicas. Informamos que a 10ª casa é uma das conhecidas como angulares. Também dissemos que ela pertence ao hemisfério sul do mapa astral.

Tratamos, também, neste texto do escopo da Casa 10, qual dos signos apresenta afinidade natural com ela e por qual planeta ela é regida.

Mostramos, para fins de exemplo, como pode se manifestar a influência do signo de Áries quando presente na cúspide da Casa 10. Também como exemplo, mostramos como pode se manifestar a influência do planeta Marte na 10ª casa no mapa astral.

Temos a esperança de ter sido capazes de explicar de forma clara o assunto e de ter respondido suas questões sobre a Casa 10, ajudando-o a entender melhor o que a Astrologia pode nos ensinar sobre nossas tendências e as das demais pessoas.