A Casa 4 na Astrologia – Segurança e cuidado



Compartilhe tudo sobre os signos:

Você sabe o que significa a Casa 4, a quarta casa no mapa astral? Neste texto, explicaremos o que a Casa 4 simboliza e quais são as áreas da vida que sofrem as influências exercidas por essa casa astrológica.

Começaremos fazendo uma pequena revisão sobre as casas astrológicas, para que possamos começar a tratar das particularidades da Casa 4 já sabendo o que são casas astrológicas e qual a relevância delas.

características da casa 4 no mapa astral

Breve revisão sobre as casas astrológicas

As 12 casas astrológicas são divisões do mapa astral entre as quais são distribuídos signos e planetas (conceito que, na Astrologia, inclui astros como a Lua e o Sol). Elas são 12. Correspondem a divisões imaginárias do céu.

Cada casa astrológica está relacionada a diferentes facetas de nossas vidas. A influência que elas vão exercer depende de alguns fatores, como os planetas localizados nelas e os signos em suas cúspides. A cúspide de uma casa astrológica é a linha que a separa da casa imediatamente precedente.

Evidentemente, as circunstâncias em que uma pessoa vive também condicionam, em parte ao menos, a manifestação das tendências que a Astrologia aponta. Ainda assim, pode ser útil entender que tendências são essas que a posição dos astros e signos no mapa astral indica.

Entre os aspectos da vida que são influenciados pelas casas astrais, podemos citar a visão de mundo da pessoa, seu modo de se comunicar, sua aparência pessoal, o seu modo de se relacionar com as outras pessoas, sua maneira de lidar com as finanças pessoais, seu comportamento e sua saúde.

As casas astrológicas são divididas em casas angulares, casas sucedentes e casas cadentes. A Casas, 1, 4, 7 e 10 são chamadas de angulares. As casas 2, 5, 8 e 11 são chamadas de casas sucedentes. As casas cadentes são as Casas 3, 6, 9 e 12.

As casas angulares costumam ser tidas como as casas astrológicas que exercem as influências mais fortes. As cadentes são consideradas as casas astrológicas que exercem as mais fracas influências.

O que significa a Casa 4

Tendo revisado o conceito de casas astrais, podemos discutir o significado da Casa 4. O significado dela está intimamente ligado à ideia de lar, tanto o que criamos para nós como o em que fomos criados e as experiências que tivemos nele.

Para começo de conversa, é uma das casas mais importantes para ser analisada se estamos interessados em informações sobre o lar da pessoa e sobre suas relações com aqueles com quem ela mora.

Também pode fornecer informações interessantes sobre as relações que ela desenvolveu com os pais, especialmente com a mãe, ou com quem quer que a tenha criado. Além disso, ela pode fornecer informações úteis sobre o tipo de criação que teve.

A quarta casa do mapa astral também se refere à capacidade de se satisfazer e ficar feliz, bem como à sensação de segurança e de estar sendo bem cuidado.

A Casa 4 é uma das casas angulares, aquelas quatro casas astrológicas cuja influência é considerada das mais intensas. Ela faz parte do hemisfério norte do mapa astral. As outras casas do hemisfério norte do mapa astral são a Casa 1, a Casa 2, a Casa 3, a Casa 5 e a Casa 6.

A concentração de planetas no hemisfério norte do mapa astral pode indicar uma pessoa muito reservada, que deseja privacidade e que é muito influenciada pela criação que teve. É preciso que pessoas com esse perfil tomem cuidado para que seu desejo de privacidade não as leve ao isolamento.

A Casa 4 também está ligada aos hábitos e às percepções que nós formamos cedo em nossas vidas, ainda na infância, os quais podem continuar nos influenciando na vida adulta.

Além de saber que astros estão localizados na Casa 4 de determinada pessoa, é interessante saber que signo está na cúspide da Casa 4. A cúspide, como vimos, é a linha que separa uma casa daquela que a precede no mapa astral. Como exemplo, veremos possíveis influências de Áries nessa Casa.

A presença de Áries na quarta casa do mapa astral pode levar a relações domésticas tensas. A pessoa pode ser avessa a críticas. As pessoas que convivem com ela podem considerá-la muito difícil. Por outro lado, em momentos de necessidade do lar, é possível que ela trabalhe com afinco e dedicação para protegê-lo e a seus membros e fazer com que as coisas saiam bem.

Não é incomum que indivíduos com Áries na Casa 4 tenham tido uma puberdade muito difícil, mesmo que tenham recebido todo o amor dos pais. É provável também que uma pessoa com Áries na Casa 4 tenha tido que mudar de residência várias vezes e não tenha gostado disso.

Signos com afinidade natural com a Casa 4 e o planeta que a rege

Há signos com os quais as casas têm afinidade natural. Além disso, cada casa está sob a regência de um planeta (que, na Astrologia, não esqueçamos, pode ser um astro que a Astronomia não classifica como planeta, como a Lua ou o Sol).

O signo de Câncer é o signo que possui afinidade natural com a Casa 4 do mapa astral. O planeta que rege essa casa é a Lua.

Exemplo da influência exercida por um planeta na Casa 4

Para que tenhamos um exemplo de como a influência de um planeta na quarta casa do mapa astral pode se manifestar, vejamos o que a Astrologia diz sobre a presença de Marte nessa casa.

Indivíduos que apresentam Marte na Casa 4 podem ter um comportamento protetor em relação a seus entes queridos. No lar, costumam desejar ser os líderes. É possível que tenham dificuldades de relacionamento com o pai, especialmente se este foi muito rigoroso ou agressivo.

Costumam ter opiniões fortes e facilidade para ficar irritados e se envolver em discussões acaloradas. Às vezes, parecem brigar apenas pelo “prazer”,  mesmo que não entendam muito bem o que está em discussão. É bom que aprendam a controlar suas emoções e a lidar com elas de maneira produtiva.

Pessoas que apresentam Marte na Casa 4 costumam ser boas na identificação de manipuladores. Também é comum que escondam seus sentimentos, o que pode dificultar a quem os observa a tarefa de entender o que elas querem e por que razão fazem o que fazem.

Elas podem sentir raiva de maneira intensa e guardar rancor por muito tempo. Outro agravante é que podem guardar seus sentimentos negativos por muito tempo até que o ressentimento finalmente exploda de modo espetacular.

Conclusão

Vimos neste texto algumas particularidades da Casa 4, a quarta casa do mapa astral. Como vimos, ela está relacionada ao lar, à criação que tivemos e às experiências de infância que ajudaram a formar nossos conceitos e nossas ideias. Também está ligada à nossa capacidade de alcançar satisfazer e à sensação de estar protegidos.

Esperamos que este artigo sobre a Casa 4 tenha conseguido resolver suas dúvidas sobre o assunto e ajudado a aprimorar seus conhecimentos sobre o que a Astrologia pode nos dizer sobre as tendências humanas, tanto nossas como das outras pessoas.