A Casa 3 na Astrologia – Comunicação e inteligência



Compartilhe tudo sobre os signos:

Aqui, neste texto, falaremos sobre a Casa 3, que é a terceira casa no mapa astral. Qual o escopo da Casa 3? O que a Casa 3 simboliza? Trataremos destes e de outros assuntos no decorrer deste artigo.

Antes, porém, de abordarmos as características específicas da terceira casa no mapa astral, é bom que tenhamos conhecimento de algumas ideias básicas sobre as casas astrológicas e a importância delas.

características da casa 3 no mapa astral

Breve revisão sobre as casas astrológicas

O que são casas astrológicas? As casas astrológicas são divisões do mapa astral entre as quais são distribuídos signos e planetas (conceito que, na Astrologia, inclui a Lua e o Sol). Elas são 12. Correspondem às divisões imaginárias do céu.

Cada casa astrológica está relacionada a diferentes facetas de nossas vidas. A influência que elas vão exercer depende de alguns fatores, como os planetas localizados nelas e os signos em suas cúspides. A cúspide de uma casa astrológica é a linha que a separa da casa imediatamente precedente.

Evidentemente, as circunstâncias em que uma pessoa vive também condicionam, em parte ao menos, a manifestação das tendências que a Astrologia aponta. Ainda assim, pode ser útil entender que tendências são essas que a posição dos astros e signos no mapa astral aponta.

Entre os aspectos da vida que são influenciados pelas casas astrais, podemos citar a visão de mundo da pessoa, seu modo de se comunicar, suas relações com as outras pessoas, seu modo de lidar com as finanças pessoais, seu comportamento e sua saúde.

As casas astrológicas são divididas em casas angulares, casas sucedentes e casas cadentes. A Casas, 1, 4, 7 e 10 são chamadas de angulares. As casas 2, 5, 8 e 11 são chamadas de casas sucedentes. As casas cadentes são as Casas 3, 6, 9 e 12.

As casas angulares costumam ser tidas como as que exercem as influências mais fortes. As cadentes são consideradas as de influências mais fracas.

O que significa a Casa 3

Agora que temos uma boa ideia do que são as casas astrais, podemos abordar as especifidades da Casa 3 e entender melhor a influência dela.

Qual é o significado da Casa 3? Pode-se dizer que a comunicação, tanto verbal quanto não-verbal, é o tema unificador das influências exercidas pela Casa 3 na vida humana. Ela está relacionada à aquisição e à transmissão de conhecimento.

Ligada ao conhecimento de modo geral, a Casa 3 do mapa astral está especialmente ligada àquele tipo de conhecimento que aplicamos de maneira quase automática, sem pensar muito, como o conhecimento do que precisamos fazer para dirigir um carro, mudar marchas, manobrar, acelerar, frear etc.

Pela classificação das casas astrológicas em angulares, sucedentes e cadentes apresentada acima, sabemos que a Casa 3 é uma das casas cadentes. Ela também está relacionada à inteligência, na medida em que esta é usada para entender o ambiente em que nos movemos e planejar meios de obter o que desejamos.

A terceira casa no mapa astral está relacionada, por exemplo, à habilidade de apresentar nossas ideias e nossos pontos de vista de forma a persuadir as outras pessoas.

Os primeiros anos da jornada escolar também estão sob a regência da Casa 3, assim como cursos curtos, treinamentos para obtenção de certificados e seminários. Também estão sob a influência da terceira casa do mapa astral viagens curtas, caminhadas e meios de transporte de modo geral.

Dispositivos tecnológicos, especialmente aqueles usados para a comunicação, como, por exemplo, telefones celulares e computadores, também estão sob a influência da terceira casa no mapa astral.

A Casa 3 também está ligada às relações que mantemos com pessoas mais próximas, por exemplo: pais, irmãos, outros familiares, amigos, vizinhos, colegas e pares românticos.

Dependendo da configuração da Casa 3, uma pessoa pode ter maior ou menor facilidade para interagir com as outras pessoas e ser mais ou menos comunicativa.

O signo na cúspide da Casa 3 tem uma forte influência sobre que forma a regência exercida pela Casa 3 tomará.

Áries na cúspide da Casa 3, por exemplo, costuma estar relacionado à impaciência e à impulsividade. Pode, também, estar relacionado à arrogância, a dificuldades de concentração e a um estilo agressivo de comunicação. Pessoas com o signo de Áries na cúspide da Casa 3 costumam aprender com facilidade e ter mente ágil e vocação pioneira.

É possível que pessoas com Áries na terceira casa do mapa astral tenham problemas para conter a raiva. Elas podem ser especialmente teimosas em suas interações com as pessoas nas quais, por alguma razão, não confiam ou das quais não gostam. É comum que dividam as pessoas em boas, aquelas com quem se dão bem, e más, aquelas com quem não se dão bem.

Signos com afinidade natural com a Casa 3 e o planeta que a rege

Para cada casa do mapa astral, há um signo que possui afinidade natural com ela. Além disso, cada casa astral é regida por um planeta. Mercúrio é o planeta que rege a Casa 3. O signo com afinidade natural com essa casa é o signo de Gêmeos.

Exemplo da influência exercida por um planeta na Casa 3

Para servir de exemplo de influência exercida por um planeta na Casa 3, vejamos o que a Astrologia diz sobre os efeitos prováveis da presença do planeta Marte na terceira casa do mapa astral.

A presença do planeta Marte na Casa 3 do mapa astral está ligada a opiniões fortes e à tendência a se meter em discussões desimportantes apenas para conseguir mostrar que está certo. Podem ter dificuldades para dar a devida consideração às opiniões das outras pessoas. Seu modo de argumentar pode se tornar especialmente exaltado em relação a assuntos com os quais se importam muito.

Pessoas que apresentam o citado planeta na referida casa costumam ser indivíduos de mente ágil e ser hábeis comunicadores. Gostam de compartilhar seus conhecimentos com as outras pessoas. Elas tendem a preferir trabalhar sozinhas ou em uma posição de liderança. Gostam de ter autonomia para experimentar suas ideias e fazer as coisas do seu próprio jeito.

Elas podem ser diretas e francas demais em suas interações com as outras pessoas, o que pode ser causa de conflitos. Além disso, a mania de querer ter razão em tudo e o fato de que tendem a tomar divergências como algo pessoal podem dar a elas a imagem de pessoas hostis e arrogantes. Tendem a agir de forma protetora em relação a irmãos e irmãs.

Conclusão

Neste artigo, que vai terminando, vimos o que significa a Casa 3 do mapa astral. Aprendemos sobre o escopo da Casa 3, vimos um exemplo da possível influência de um planeta, Marte, nessa casa e de um signo, Áries, na cúspide dela. Aprendemos também qual é o planeta regente dessa casa e qual o signo com afinidade natural com ela.

Esperamos que tenha achado interessante o texto e que ele tenha ajudado a aprofundar seu conhecimento da Astrologia e do que ela pode dizer sobre o comportamento humano.