Características do signo de Capricórnio

Compartilhe tudo sobre os signos:

CapricórnioO que a astrologia tem a ver com Capricórnio? Signo do elemento Terra que representa aqueles que nasceram entre os dias 22 de dezembro e 19 de janeiro. 

Para muitos, a Astrologia é uma ferramenta muito valiosa para o sucesso de seus esforços para bem compreender o comportamento humano e tomar decisões. Ao longo da história humana, pessoas, humildes e poderosas, famosas e obscuras, reis e plebeus, fizeram uso do conhecimento astrológico para formar suas opiniões e tomar suas decisões.

A forma de Astrologia mais conhecida e praticada no Ocidente em nossos dias reparte as pessoas entre 12 grupos, que são chamados de signos do Zodíaco — quem já leu uma página de horóscopo de jornal, por exemplo, já leu sobre eles.

A cada signo, o conhecimento astrológico atribui certas características, que podem ser positivas ou negativas e determinam certas tendências de comportamento. O presente texto tem como seu objetivo principal falar de um desses signos, Capricórnio, e das características que são atribuídas a ele, ajudando, dessa maneira, o leitor a entender melhor os nativos desse signo, que são chamados de capricornianos.

Informações preliminares sobre Capricórnio

Capricórnio é um signo que está relacionado a Capricórnio, uma constelação conhecida desde a Antiguidade Clássica. O símbolo de Capricórnio é um bode (às vezes, um híbrido de bode e peixe também é usado como símbolo do signo). É uma referência à lendária cabra Almateia, que, segundo a lenda, alimentou Zeus em seu exílio antes que ele finalmente derrotasse seu pai, o tirano Cronos. Saturno é o planeta que rege o signo de Capricórnio.

A data de nascimento que faz de alguém capricorniano, ou seja, nativo de Capricórnio é aquela entre os dias 22 de dezembro e 20 de janeiro. Tendo fornecido essas informações preliminares, podemos informar, no indivíduo típico de Capricórnio, o perfil psicológico típico.

Signo Capricórnio: características positivas

Para a maioria das pessoas, o que mais interessa sobre um signo são suas características positivas. Quais características Capricórnio apresenta? Como elas afetam sua convivência com as outras pessoas? Desde já, pode-se dizer que apresenta Capricórnio personalidade bastante forte.

Possui o signo Capricórnio características positivas de montão. Por exemplo, o capricorniano típico é persistente, esforçado, cheio de ambição e determinação. Os capricornianos possuem grande força de vontade, autocontrole e disciplina. Não é difícil entender que seja frequente que eles consigam progredir bastante na carreira e realizar grandes feitos. Não costumam ter muito tempo para socialização ou badalação. Estão entre os menos festeiros do Zodíaco, embora apreciem o conforto e o reconhecimento que o sucesso traz.

Costumam os nativos de Capricórnio ser generosos, responsáveis e confiáveis. São bons amigos. Quem consegue se tornar amigo deles não costuma se arrepender. Os capricornianos são práticos e maduros, ignorando o que consideram coisas inúteis ou superficiais. Prezam aquilo que é estável e seguro, desprezando especulações, quimeras e aventuras.

Defeitos do capricorniano

Não existe signo que não tenha lá seus defeitos. Capricórnio, infelizmente, não constitui exceção a essa regra. Esses defeitos podem prejudicar a vida do capricorniano ou pelo menos introduzir tensões na convivência deles com os outros, incluindo-se aí colegas, amigos, parentes e pares românticos.

Os capricornianos tendem a ser muito exigentes, o que afasta aqueles que não podem satisfazer seus altos padrões de exigência ou simplesmente não acham que valha a pena o esforço necessário para agradar aos nativos de Capricórnio.

Os capricornianos são misteriosos e, dificilmente, deixam que as pessoas conheçam seus sentimentos íntimos. São arredios. Assim sendo, nem sempre é fácil entendê-los ou saber o que se passa em suas mentes. Tornar-se amigo próximo de um capricorniano é um bocado difícil.

Os capricornianos dão grande importância aos sucessos material e profissional, o que ajuda a explicar porque eles se dedicam tanto ao trabalho. Isso, em si mesmo, não é mau, pelo contrário, até. Infelizmente, porém, os capricornianos podem deixar o materialismo encobrir outros aspectos da vida que são muito importantes. Além disso, na luta por sucesso e reconhecimento, podem ser impiedosos e pisar em quem está no caminho deles.

O nativo de Capricórnio se importa muito com a segurança e, por isso mesmo, tende a ser cauteloso e conservador em vez de explorador e aventureiro, como alguns outros signos, e tenta manter o que conseguiu com tanto esforço. Isso pode levar a um excesso de cautela, conservadorismo e inflexibilidade. O pensamento rígido é um dos males que mais comumente assolam a personalidade e a vida do capricorniano. São avessos a mudanças, que veem como um complicador. O capricorniano pode também se comportar com certa pretensão que chateia e incomoda as pessoas que convivem com ele.

Como o capricorniano se relaciona com as outras pessoas

O nativo de Capricórnio, como mencionado acima, tende a ser fechado e pouco comunicativo. Por isso, como vimos, não é muito fácil aproximar-se de um capricorniano, menos fácil ainda é tornar-se amigo próximo de um capricorniano.

Ainda assim, possui o signo de Capricórnio características positivas e de grande importância que fazem do capricorniano um amigo respeitado e estimado por aqueles que conseguem vencer as reservas e o jeito arredio dele e conquistar sua amizade. É comum que boa parte de seus amigos seja de velhas amizades, testadas e aprovadas pelo tempo.

Como se dedicam muito ao trabalho, muitos dos amigos dos capricornianos podem ser pessoas do mesmo ramo que eles, quem sabe até do mesmo local de trabalho.

Dos signos do Zodíaco, os que combinam melhor com Capricórnio são Áries, Leão e Sagitário. Não significa que pessoas de outros signos não possam ter relações duradouras, felizes e cheias de significado e importância com capricornianos, seja no âmbito intelectual, no profissional, no romântico ou no afetivo.

Tampouco significa que toda pessoa de um desses signos se dê bem com qualquer capricorniano. Estamos apenas apresentando a tendência natural baseada nas inclinações típicas dos signos e suas características. A harmonização tende a ser mais fácil entre capricornianos e leoninos, sagitarianos ou arianos (respectivamente, nativos dos signos de Leão, Sagitário e Áries).

O signo de Capricórnio, no amor, traz consigo sua tendência à confiabilidade, à responsabilidade e à maturidade. O nativo do signo Capricórnio no amor geralmente está em busca de algo serio, de alguém que o acompanhe pelo resto da vida, não de uma fugaz aventura.

Entre os problemas que esse signo tem relacionado a si no amor podemos citar uma tendência a agir de maneira controladora e sua dificuldade para se abrir, às vezes, mesmo com os entes mais próximos do capricorniano.

A dedicação ao sucesso e a seus próprios projetos pode causar tensões no relacionamento, que o capricorniano, por melhores que sejam suas intenções, nem sempre é sensível o bastante para entender e resolver.