Quíron nas Casas Astrológicos

O presente texto é sobre a influência de Quíron nas Casas Astrológicas. Quíron é um pequeno corpo celeste que foi descoberto por Charles T. Kowal, um astrônomo americano, no ano de 1977. Foi o primeiro a ser descoberto de um tipo de corpos celestes atualmente conhecido como centauros.

Esses centauros, que foram batizados com esse nome em referência aos centauros da mitologia grega, têm características de cometas e de asteroides, orbitam entre os planetas Júpiter e Netuno, e costumam apresentar órbitas instáveis. Quíron, segundo a mitologia grega, foi um célebre centauro, culto e justo, mentor de heróis como Hércules e Aquiles.

quíron nas casas astrológicas

Quíron na Astrologia

Na Astrologia, Quíron está associado a sentimentos de inadequação e insegurança, a feridas emocionais e à força espiritual que pode levar à superação das fraquezas e dificuldades. A forma que a influência de Quíron exerce no mapa astral toma depende da casa em que ele aparece.

Quíron na casa 1

Pessoas com Quíron na casa 1 podem temer não ser relevantes ou não conseguir se expressar devidamente. Podem ainda ter tido, na infância, sua expressão pessoal bloqueada, o que pode fazer com que sintam que foram limitadas, tolhidas de alguma maneira.

É comum que pessoas que tenham negligenciado sua personalidade e seus interesses para agradar outros indivíduos. Podem ter dúvidas quanto ao próprio valor. Podem ter dificuldades para achar significado para suas vidas. É comum que sejam capazes de dar bons conselhos e de ajudar os outros a colocar em prática seu potencial. Nem sempre, porém, aplicam em suas vidas seus próprios conselhos.

Pode ser que tenham que lutar contra condições adversas para que possam alcançar o que querem. Sabem que precisam ser capazes de usar suas próprias habilidades para vencer. Independência é importante para elas.

Quíron na casa 2

Não é incomum que indivíduos com Quíron na casa 2 tenham dúvidas quanto ao seu valor. Podem sentir a necessidade de ligar seu valor à sua prosperidade material. Por essa razão, dificuldades materiais podem ser especialmente duras para a autoestima dessas pessoas.

Pode ser que, depois de obter sucesso, elas tentem colaborar com a comunidade e ajudar outras pessoas, especialmente crianças, a conseguir oportunidades.

Quíron na casa 3

A presença de Quíron na casa 3 pode estar associada a pensamentos derrotistas e negativismo. Também pode estar associada a dificuldades para se expressar ou a problemas nos relacionamentos com irmãos. Problemas de comportamento, de fala ou de aprendizado, especialmente nos primeiros anos da trajetória escolar, são relativamente comuns.

Quíron na casa 4

Para pessoas com Quíron na casa 4, experiências dolorosas na infância podem continuar causando dor na vida adulta. Problemas de relacionamento com um dos pais também podem ser uma fonte de sofrimento para elas. É comum que essas pessoas se sintam deslocadas e sem raízes.

Quíron na casa 5

A presença de Quíron na casa 5 está ligada a dúvidas quanto à própria identidade e dificuldades para amar a si mesmo. Não é incomum que pessoas que apresentem o citado corpo celeste nessa posição tenham forte necessidade de sentir que são amadas. Elas também podem sentir que suas ações e possibilidades estão sendo restringidas. Pode ser que fatores da infância, como o tratamento que receberam dos pais, tenham resultado em baixa estima.

Quíron na casa 6

Pessoas que têm Quíron na casa 6 podem ter dúvidas quanto ao próprio valor. É possível também que tenham cuidado de um pai ou irmão com alguma deficiência ou doença crônica e tenham tido que sacrificar seus próprios interesses em benefício de outra pessoa. Elas entendem as pressões a que indivíduos que cuidam de outros estão submetidos. É possível que escolham profissões ou atividades em que colaborem para melhorar a situação deles ou ajudá-los a conseguir apoio das autoridades o apoio de que precisam.

Quíron na casa 7

Indivíduos que apresentam Quíron na casa 7 podem ter passado por experiências de maus-tratos ou de crueldade por parte de pessoas que diziam amá-los ou que deveria ter cuidado deles. Por isso, podem, na vida adulta, ter dificuldades para se comprometer com uma relação. Tendem a se sensibilizar com casos de abuso. Costumam ser bons em dar atenção a quem mais precisa dela.

Quíron na casa 8

Perdas ou experiências de proximidade com a morte podem ser fontes de dor para pessoas que apresentam o centauro Quíron na casa 8. É comum que falem pouco, mas tenham uma percepção apurada do que se passa ao seu redor. São bons em detectar manipuladores.

Podem se sensibilizar com o sofrimento causado a inocentes pelo comportamento destrutivo de outras pessoas e querer trabalhar em atividades que os ajudem.

Quíron na casa 9

A presença de Quíron na casa 9 pode estar ligada a um conflito íntimo entre as ideias e valores da pessoa e as ideias e valores do grupo, por exemplo, a família em que ela está inserida. É comum que pessoas com Quíron na casa 9 desafiem consensos, dogmas e estereótipos.

É possível, porém, que acabem caindo sob a influência de outro conjunto de dogmas e, depois de muito sacrifício pela causa, acabem descobrindo que foram manipuladas e que se aproveitaram de seu idealismo.

Quíron na casa 10

Quem tem Quíron na casa 10 pode ter assumido responsabilidade por si mesmo e por outros muito cedo na vida. Esses indivíduos costumam ser responsáveis, práticos e realistas. Podem ficar sobrecarregados pelas responsabilidades que assumem. Muitas vezes, ajudam as outras pessoas consolando-as ou contribuindo com sua visão prática e seu jeito de saber o que deve ser feito.

Quíron na casa 11

Indivíduos com Quíron na casa 11 costumam se sentir como se tivessem sido excluídos, como se não se encaixassem nos ambientes ou na sociedade em que estão inseridos. Podem acabar atraindo pessoas que tentam se aproveitar da vulnerabilidade emocional alheia. É importante que, especialmente em relacionamentos românticos, tentem conhecer melhor a outra pessoa antes de investir muito emocionalmente no relacionamento.

Quíron na casa 12

Pessoas com Quíron na casa 12 cresceram com grande conhecimento das correntes subterrâneas de seu lar, mesmo que tenham que fingido que não para não magoar seus familiares ou para evitar causar brigas. Sabem que aquilo que não é dito pode ser muito mais importante do que aquilo que é.

Podem ter aprendido, quando crianças, a esconder e reprimir seus sentimentos, mas precisam aprender a lidar com eles, especialmente a dor e a raiva, de forma mais saudável e produtiva. Com o passar do tempo e o amadurecimento, podem aprender a enfrentar seus problemas em vez de tentar ignorá-los.

Conclusão

Já tinha ouvido falar no corpo celeste Quíron e sobre seu papel na Astrologia? Como vimos acima, ele está ligado a diversas formas de dor e de dúvidas, mas também traz o potencial para lidar com as dificuldades e, no processo de enfrentá-las, amadurecer.

Esperamos que este artigo sobre Quíron nas casas astrológicas tenha ajudado você a entender melhor a influência exercida por ele, que se manifesta de maneiras diferentes dependendo da casa astrológica em que apareça.