Vênus retrógrado em 2021: veja tudo sobre seus significados



Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol, simbolizado na mitologia grega pela deusa Afrodite, por isso, representa o amor, a sedução, o romantismo e a beleza. Como sua correspondente grega, está relacionado à sexualidade, ao poder, ao sexo e ao dinheiro.

vênus retrógrado em 2021

Interessante dizer que, utilizando-se de sua beleza, a deusa Afrodite se envolveu em muitas confusões e era amante de Ares (Deus da Guerra), sendo exposta a todos com seu amante por Hefesto, que apenas resultou em humilhação ao marido traído.





e

Características dos signos

Ressalta-se também que Afrodite era a deusa dos apaixonados, dos segredos e da sedução, sendo também a personificação da beleza. Vênus retrógrado em 2021 é tempo de surgirem incômodos e questionamentos nos relacionamentos.

O que é Vênus retrógrado

O significado astrológico de Vênus retrógrado tem a ver, principalmente, com términos e começos.

No decorrer do período de retrogradação, pode haver reconciliações, que podem ser duradouras caso as rupturas sejam identificadas e trabalhadas. Entretanto, separações não são descartadas, principalmente em relações descompensadas.

Há também a possibilidade de atritos mais constantes, principalmente quando muitas pessoas estiverem convivendo mais proximamente e de forma compulsória, por obrigação de circunstâncias externas.

Vênus retrógrado em 2021          

Vênus retrógrado em 2021 simboliza implicações na vida, já que há complicações nas finanças, nos relacionamentos e na estética. Até mesmo sobre o que tinha tudo para dar certo, pode por algum motivo não agradar. Por isso, é importante ter cautela.

O mesmo vale sobre a vida, já que quando Vênus está no céu, torna-se mais difícil ver as coisas por uma ótica racional, sendo complicado chegar a um consenso sobre o que é bom ou razoável.

A frase que simboliza Vênus retrógrado 2021 é: Agradar a si mesmo é orgulho; aos demais, vaidade.” – Paul Valéry

Assim como sua Deusa, deve-se aproveitar de sua instabilidade para fazer as coisas certas, no entanto, não se deve deixar levar para sede de aprovação alheia ou até mesmo de si mesmo.

O que significa Vênus retrógrado 2021

Por estar conectado aos relacionamentos, marca o começo de uma fase em que é necessário olhar mais para si, rever seus objetivos e desejos, seus sonhos e metas. É importante analisar cada possibilidade e oportunidade, com o objetivo de determinar se estão alinhadas com quem você é.

Essa é uma fase de tensão, de problemas em se lidar com a visão do outro. De frases que podem ser interpretadas erroneamente e pessoas que podem simplesmente te saturar. Portanto, é necessário ter paciência!

Tenha sempre todo o cuidado na hora de se dirigir aos seus amigos, parceiros e familiares, pois pode acabar dizendo coisas atravessadas e magoar quem não merece com sua amargura e insatisfação.

Previsões sobre Vênus retrógrado 2021

Como já dito anteriormente, a retrogradação de Vênus surge como um período de turbulências em vários aspectos da vida, principalmente aqueles ligados aos relacionamentos, já que estar satisfeito será mais difícil.

As previsões sobre Vênus retrógado 2021, por outro lado, também podem ser positivas, já que o desagrado por algumas situações pode redundar em novos posicionamentos. Por exemplo, trabalho é ótimo, mas viver para o trabalho, não.

Quando Vênus fica retrógrado em 2021

Mas, afinal, quando Vênus fica retrógrado em 2021?

No ano de 2021, a retrogradação será no final do ano, quando estará no signo de Capricórnio (ou 19 a 29 de dezembro).

Até quando Vênus fica retrógrado em 2021

Ficará menos de dois meses, porém, ocorre a cada um ano meio, o que é ótimo, pois sempre é um evento de consolidação de pequenas mudanças que geram grandes consequências.

Durante este período, pode-se tentar internalizar atitudes mais positivas, de modo a neutralizar o zangado que habita em você, focando-se apenas nas transformações e nos novos objetivos.

Isso em si não é o problema, porém, é preciso atenção para ver como se fará para não usar esta “mesquinhez” para jogar a responsabilidade para os outros, quando nos relacionamentos há sempre bilateralidade.

Como lidar com Vênus retrógrado

Para você que não sabe como lidar com Vênus retrógrado, a dica é aproveitar estes períodos em que o universo propõe a autoavaliação e se aprofundar na própria vida. O mergulho interno é o mais indicado para decidir se é momento de continuar ou não insistindo em atitudes.

Em sociedade, é um bom tempo para mudar posturas e ser sincero. Porém, deve-se controlar a língua, já que a impaciência é algo que pode atrapalhar e muito neste diálogo, e a inconstância pode deixar que os problemas virem uma bola de neve sem fim.

Em termos psicológicos e espirituais, é um tempo que indica a possibilidade de uma mudança na dinâmica afetiva. Dessa forma, quem estava mais disponível, pode acabar se tornando mais distante, e vice-versa.

Estando Vênus retrogrado, deve-se ter cuidado com as coisas que estão sendo expressas, para evitar-se mal entendidos. Juntamente com Mercúrio, deve-se redobrar a atenção em relação ao modo de se expressar e de conversar.

É uma ótima oportunidade para nos ajudar a trabalhar a clareza nos intercâmbios, nas trocas de informação, reavaliar o quanto se está se dedicando e se realmente vale a pena persistir em coisas que já não estão dando certo há algum tempo.

Use esse momento de reflexão para rever posturas rígidas, relacionamentos saturados, empregos medíocres e pessoas que em nada agregam em sua vida. Afinal, ser um tanto quanto mais “chato” também pode revelar muitas mudanças que precisavam ser feitas e que se estava apenas postergando.