Relação da astrologia com a saúde: o que o mapa astral revela?



Que cada signo possui suas características bem determinadas, afetando a personalidade e o comportamento de cada nativo, isso todo mundo já sabe. Porém, você sabia que há uma relação muito forte entre os signos e saúde?

relação da astrologia com a saúde

Isso acontece, especialmente, porque cada signo é governado por um elemento do Zodíaco que possui características específicas. É importante lembrar que cada signo da tríade de um elemento tem uma maneira diferente de manifestar estas características. Porém, ainda assim, estas características são muito importantes para se conhecer a relação entre os signos e a saúde, seja ela física ou mental.





e

Características dos signos

Conhecer a relação entre os signos, os planetas e a saúde é muito importante para o autoconhecimento. Por exemplo: quais os signos que são sedentários e têm problemas com a obesidade? Quais são os signos que precisam de ajuda para lidar com a realidade.

Neste artigo, você vai aprender como melhorar a sua saúde através da astrologia!

Qual é a relação entre horóscopo e saúde?

Para saber o que a astrologia diz sobre a saúde, é muito importante ter em mente as características de cada signo. Você sabia, por exemplo, que cada signo tem um metabolismo e uma área do corpo que é mais fácil ter problemas de saúde?

  • Áries: Possui um metabolismo tão rápido quanto ele. Costuma ter doenças na cabeça (enxaqueca, por exemplo) e desgastes do corpo. É importante se alimentar de proteínas, consumir ervas como alfazema, tomar cuidado com o sódio e comer mais devagar;
  • Touro: Possui um metabolismo lento e uma resistência invejável. Como rege a garganta e as cordas vocais, pode ter problemas nessa região. Costuma ser sedentário. Deve evitar líquidos durante as refeições e “beliscar”. Deve comer alimentos fontes de fibras e substituir doces por frutas.
  • Gêmeos: Possui um metabolismo super acelerado. Costuma ter problemas com ansiedade e com instabilidade física e mental. Deve tomar chás calmantes que ajudem a conter a mente, que está sempre com pressa, e mastigas devagar etc.
  • Câncer: Tem uma memória afetiva alimentícia muito forte e o hábito de descontar na comida. Tende a ter infecções alimentares. Deve procurar comer carnes vermelhas e brancas, mesmo que seja de vez em quando, e evitar bebidas alcoólicas.
  • Leão: Tem um metabolismo rápido e uma fome de leão. Tende a ter pressão alta desde cedo. Deve priorizar os grãos, alimentos coloridos e fontes de magnésio.
  • Virgem: Pode ter problemas com a absorção de nutrientes. Deve consumir cereais integrais, fibras, frutas etc.
  • Libra: Tem um metabolismo lento, situação que piora quando o consumo de doces é exagerado. Por isso, tende a desenvolver diabetes. Deve consumir refeições variadas e coloridas e em horários regulares.
  • Escorpião: Rege o sistema reprodutivo e urinário e, por isso, deve cuidar muito dessa região. Acaba tendo uma instabilidade de peso muito grande por conta das emoções. Deve reduzir a carne vermelha, beber muito líquido e bebidas detox.
  • Sagitário: Rege a região do fígado e das coxas. Costuma sofrer muito com os excessos, desenvolvendo pressão alta, obesidade etc. Deve ter uma alimentação regrada, extravasando apenas uma vez na semana.
  • Capricórnio: Governa a região dos ossos e dentes e, por isso, costuma-se dizer que já nascem idosos, com problemas nas articulações. Deve consumir oleaginosas e evitar embutidos.
  • Aquário: Rege os membros inferiores. É muito resistente e, por isso, acaba passando dos limites. É importante ter horários para se alimentar com muitas carnes magras, vegetais verde-escuros etc.
  • Peixes: Rege o sistema linfático, podendo ter problemas de imunidade. Deve consumir bastante líquido, legumes e tomar cuidado com a fome emocional.

Será que existe relação entre astrologia e saúde mental?

Cada signo do Zodíaco é governado por um elemento específico. E esse fato estabelece uma relação direta entre astrologia e saúde mental.

Ademais, as características que estão em excesso no mapa astral podem acabar trazendo vários problemas para o nativo.

O Elemento Fogo e a Saúde Mental

Signos de Fogo – Áries, Leão e Sagitário – costumam ser mais impulsivos, dinâmicos e não conseguem ficar parados. São autoconfiantes, brilhantes, carismáticas, supermotivados, e são verdadeiros líderes natos.

Também são pessoas assertivas, competitivas e que possuem uma espécie de agressividade inata (que, se bem trabalhada, pode ser muito positiva).

Quando as características do elemento Fogo são mal trabalhadas, ou estão em excesso, o ariano, o leonino e o sagitariano podem ser muito impacientes, com uma pressa enorme de iniciar as coisas, mas com uma facilidade enorme de desistir logo depois que o fogo acaba.

Para os signos de Fogo, problemas como ansiedade e a impulsividade podem ser muito sérios, especialmente com os excessos. Áries fica agressivo demais, Leão acaba se tornando arrogante por conta da autoimagem, e Sagitário, conhecido como o excesso em pessoa, pode acabar se prejudicando com o excesso de bebidas, sexo, drogas, compras, comida etc.

Por isso, para esta tríade, a astrologia e saúde mental pedem que aprendam a controlar esse lado fazendo meditações, Yoga, exercícios de respiração, Tai Chi Chuan, tomar chás calmantes como melissa, camomila e cidreira. Se necessário, é importante fazer tratamento com um profissional, como psicólogo, psiquiatra ou psicopedagogo.

O Elemento Terra e a Saúde Mental

Signos de Terra – Touro, Virgem e Capricórnio – são estáveis, mantêm as suas raízes bem fixas no solo e prezam pela segurança e pela estabilidade. Assim como o elemento que os governa, os nativos de Terra são os executores, aqueles que concretizam ideias. São resilientes, pacientes e dificilmente saem do sério.

Em excesso, os indivíduos governados pelo elemento Terra podem ser letárgicos, estagnados, insensíveis, apegados ao material – tornando-se verdadeiros workaholics (ou seja, trabalhando demais).

Além disso, o excesso desse elemento acaba provocando uma dificuldade grande de lidar com os próprios sentimentos e emoções, preferindo escondê-los a expressá-los e, por isso, acabam adquirindo problemas como ansiedade.

Sem contar que os signos de Terra acabam preferindo ficar na zona de conforto – que, muitas vezes, envolvem um relacionamento abusivo, ficar em uma profissão que não lhes faz bem etc. – a mudar.

Por isso, a saúde mental e astrologia recomendam a acupuntura, o hábito de tomar chás, tirar um tempo para si mesmos, iniciar um hobby (especialmente atividades artísticas que estimulem a criatividade), buscar coisas novas e praticar o desapego (o famoso “Let it go, let it go”), buscar trabalhar a espiritualidade etc.

Também é muito importante buscar fazer mudanças, mesmo que sejam pequenas. Da próxima vez que for para o trabalho, procure ir por um caminho diferente. Experimente comprar coisas diferentes. É importante para a saúde mental buscar ajuda profissional para aprender a lidar melhor com os sentimentos e compreender que as coisas – e pessoas – mudam.

O Elemento Água e a Saúde Mental

Signos de Água – Câncer, Escorpião e Peixes – são pessoas voltadas para a emoção. São intuitivas e sensíveis, com uma capacidade linda de se colocar no lugar do outro.

Quem tem água em excesso possui as emoções à flor da pele, podendo, até mesmo, se afogar nas próprias emoções. Possuem um problema enorme com estabilidade, sobretudo emocional.

Como são muito sensíveis, acabam se tornando verdadeiras “esponjas”, tomando para si as energias negativas do ambiente no qual se encontram. O problema aumenta ainda mais porque, ao mesmo tempo em que os nativos de Água se colocam no lugar do outro, tendem a se esquecer de si mesmos. Como a água governa as memórias, seus nativos são apegados ao passado.

Por conta da necessidade de se ligar emocionalmente, muitas vezes aqueles com excesso do elemento Água se envolvem em relacionamentos destrutivos.

Para equilibrar o elemento Água, a saúde mental e astrologia sugerem o hábito de praticar atividades físicas empolgantes e energizantes, utilizar cores de roupas mais vibrantes, ingerir condimentos picantes na alimentação e, é claro, buscar ajuda profissional.

O Elemento Ar e a Saúde Mental

Signos de Ar – Gêmeos, Libra e Aquário – veem e interpretam a realidade à sua volta através da mente. São comunicativas, criativas, independentes, adaptáveis, intelectuais etc.

O ar está sempre em movimento e, consequentemente, os nativos do elemento Ar são pessoas desapegadas e que tendem a não fincar raízes.

O elemento Ar possui uma contradição: ao mesmo tempo em que são pessoas sociáveis, comunicativas e estão cercadas de amigos, costumam ser pessoas muito “na delas”. Por isso, são fechadas emocionalmente. Além disso, acabam se desligando da vida real.

Como tudo acontece na mente do nativo do elemento Ar e, consequentemente, são muito racionais, podem ter dificuldades de lidar com os sentimentos. Essas características ficam ainda mais evidentes quando a pessoa tem um excesso do elemento Ar: não conseguem sentir, não conseguem “se entregar”, são frios e secos nos relacionamentos etc.

A saúde mental e astrologia recomendam que os nativos do elemento Ar pratiquem a meditação – para conter a exaustão mental – Yoga, fazer massagem, exercícios físicos voltados ao aterramento. É importante também buscar ajuda profissional.

Como melhorar a saúde através da astrologia?

Conhecendo as características do seu signo e do elemento que o governa, é possível saber quais são os excessos e faltas. Além disso, também é possível conhecer quais são as áreas do corpo mais suscetíveis no corpo e na mente de cada um.

É importante saber que, muitas vezes, devemos sair da zona de conforto e fazer exatamente o contrário do que estamos acostumados. Se você não gosta de fazer atividades físicas, você precisa muito! Se você não gosta de lidar com seus sentimentos e emoções, é importante contar com a ajuda de um profissional.

Faça isso que, com certeza, a sua saúde vai melhorar para melhor!

Você gostou de nosso artigo? Continue navegando em nosso blog para ver mais artigos incríveis sobre a Astrologia!