Polaridades na Astrologia: veja aqui tudo sobreo Yin Yang



Com certeza você já ouviu falar no Yin Yang: são dois semicírculos – um preto e um branco – sendo que no semicírculo preto há uma esfera branca e no semicírculo branco há uma esfera preta. Mas, você sabe o que significa o conceito de Yin Yang?

polaridades na astrologia

Yin Yang nada mais é do que as dicotomias que dividem o mundo, como luz e sombra, masculino e feminino, inspirar e expirar, agir e reagir, frio e calor, objetivo e subjetivo, exterior e interior…





e

Características dos signos

Porém, apesar de serem dicotomias, ou seja, opostas, elas se completam, e uma não pode existir sem a outra. É justamente por isso que existem aquelas esferas pequeninas.

E o que isso tem a ver com Astrologia? Tudo! Pense nos signos Áries e Touro. Um age por impulso, o outro prefere não agir.

E quanto à Lua (Câncer) e ao Sol (Leão)? Enquanto um é a energia do sentimento, o outro é a energia do ego, um é a introspecção, o outro vive para brilhar.

Como você já deve ter compreendido, todos os signos do Zodíaco têm, dentro de si, o conceito de Yin Yang, pois ou possuem polaridade masculina ou polaridade feminina.

Neste artigo, você aprender tudo sobre o que significa Yin Yang na Astrologia!

O conceito de Yin Yang

O conceito de Yin Yang faz parte do Taoísmo (integração da pessoa ao Cosmo) e foi criado por Lao Tse. E, segundo essa filosofia milenar, o ser humano só consegue atingir a evolução espiritual se atingir o equilíbrio entre as suas polaridades, ou seja, que o Yin e o Yang se integrem, um complementando o outro.

Quando alguma coisa afeta o equilíbrio, surge uma forma destrutiva destes dois elementos. Pense: ser ativo demais é tão destrutivo quanto ser passivo, não é mesmo? Outro exemplo: estar calor demais é tão ruim quanto estar frio demais, certo?

Isso funciona para você também: é muito importante que não penda para nenhum extremo, independentemente de qual seja. Um exemplo: se você quer ser uma pessoa mais produtiva (ou seja, ativa), você precisa ter um tempo reservado para o descanso (passivo) para não se sobrecarregar. Se você quer praticar exercícios físicos para ganhar massa muscular, você precisa comer. Percebe a força dos opostos?

O conceito de Yin Yang, quando está em equilíbrio, é muito benéfico, pois a vida começa a fluir de maneira mais leve e natural, sem que a pessoa precise se esforçar além da conta.

O que significa Yin Yang na Astrologia?

Os nossos signos influenciam nossa maneira de ser, agir e ver o mundo, correto? Mas, você sabia que muito disso tem a ver com o conceito de Yin Yang? E, como na filosofia Taoísta, é importante que você saiba se existe um excesso ou uma falta para poder buscar o equilíbrio para viver plenamente.

Por isso, além de entender o que significa Yin Yang na Astrologia, você precisa pensar em como estão dispostos os signos de polaridade masculina e polaridade feminina na sua vida.

Quais são as polaridades dos signos?

Se você olhar para o Zodíaco, perceberá que existe um signo de polaridade masculina e, logo em seguida, vem um signo de polaridade masculina.

Os signos da polaridade masculina, sendo mais ativos, estão sempre dispostos a lutar pelo que acreditam e/ou desejam. Os signos Yang estão na 1°, 3°, 5°, e 11° casa do Zodíaco.

Já os signos de polaridade feminina são os mais passivos e introspectivos. Geralmente, não agem, a não ser que a situação os obrigue. Eles são chamados de Yin e estão localizados na 2°, 4°, 6°, 8°, 10° e 12° casa.

Percebe que os signos pares são de polaridade feminina e os ímpares possuem polaridade masculina? É isso mesmo!

O que significa “polaridade masculina”?

A polaridade masculina, também conhecida como Yang, possui uma energia ativa. Sendo assim, possui a energia da expansão, entusiasmo, extroversão, comunicação, a capacidade de se expressar, o desejo de arriscar, a capacidade de decisão etc.

Os signos de polaridade masculina são os de Fogo e Ar, ou seja, Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.

Esses dois signos possuem uma coisa muito importante em comum: eles são considerados quentes, ou seja, buscam o que está “lá fora”.

O que vai diferenciar os signos de polaridade masculina é se o elemento é seco ou úmido. Signos governados pelo elemento Fogo são secos e, por conta disso, voltados para si mesmos. Então, seus nativos são mais individualistas e focados na própria evolução.

Áries quer vencer por meio da iniciativa, Leão quer dominar e Sagitário quer se expandir para conhecer mais e mais.

Os signos de Ar, por sua vez, são úmidos e, por isso, voltados para o outro. Em outras palavras, a comunicação e o contato com as outras pessoas são muito importantes para os nativos deste elemento.

Gêmeos está sempre se adaptando ao meio, Libra quer estabelecer relações harmoniosas e Aquário busca o bem comum por meio de sua própria visão de mundo.

O que significa “polaridade feminina”?

Já a polaridade feminina é conhecida como Yin e tem uma energia mais passiva. Então, as características incluem introversão, internalização, profundidade, ser intimista, tranquilidade, a capacidade de cura, o materno, a intuição etc.

Os signos de polaridade feminina são governados ou pelo elemento Terra, ou pelo elemento Água: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Mas, assim como no caso dos signos de polaridade masculina, apesar dos signos Yin terem uma mesma qualidade (frio), eles se dividem em dois grupos com base em outra qualidade primitiva:

Os signos do Elemento Terra são frios e secos, ou seja, são voltados para si mesmos. Desse modo, Touro é apegado à matéria, pois faz com que se sinta seguro; Virgem quer solucionar os problemas e buscar aprimoramento e Capricórnio busca concretizar um objetivo com disciplina.

Já os signos de Água são frios e úmidos. Por isso, apesar de serem signos que precisam de um momento de introspecção, também precisam da conexão com o outro. Nesse caso, a comunicação é emocional/sentimental.

Em relação ao outro, por exemplo, Câncer tem uma atitude mais emocional, Escorpião reage com intensidade e Peixes adota uma postura mais Let It Go (deixar ir).

O que é uma pessoa com polaridade?

Uma coisa muito importante que você precisa entender é que nem sempre o Sol vai representar a polaridade predominante. Por exemplo: Você já olhou para alguém e pensou “tão calmo, nem parece que é de Áries?”. É justamente por conta das polaridades na Astrologia.

As polaridades dos signos devem ser levadas em conta por inteiro, ou seja, não consideramos apenas o Sol, mas o Ascendente e a Lua, que são chamados de “Tríade da Personalidade”.

Quer saber quais são as polaridades dos signos na sua tríade de personalidade? Então, basta fazer um cálculo simples:

Veja em que signo está o seu Sol, o seu Ascendente e sua Lua e anote se cada um deles é Yin ou Yang. Por exemplo: uma pessoa de Virgem é Yin, mas se ela tiver Ascendente e Lua em Sagitário, ela vai ter dois Yang para um Yin. Por isso, ela vai ser muito mais extrovertida do que uma pessoa com energia Yin predominante.

Quer ter uma noção ainda mais ampla sobre as polaridades dos signos no seu Mapa Astral? Então, você pode fazer o mesmo cálculo com todos os planetas de seu mapa, inclusive a cúspide. Ou seja, Sol, Ascendente, Lua, Meio do Céu, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Você gostou de nosso artigo sobre as polaridades na Astrologia? Já conhecia o conceito de Yin Yang? Conte para nós se você é uma pessoa com polaridade masculina ou polaridade feminina.

Horóscopo do Dia