O Retorno de Saturno: saiba aqui tudo sobre sua influência



É como dizia o célebre poeta Renato Russo: “E aos vinte e nove, com o retorno de Saturno, decidi começar a viver…”.

O Retorno de Saturno é um dos fenômenos astrológicos mais temidos. Afinal de contas, é o momento em que a “água bate na bunda”, como diz o ditado popular.

retorno de saturno





e

Características dos signos

Saturno – o planeta da responsabilidade, da disciplina, do amadurecimento, do esforço, das restrições, das leis, do respeito à autoridade e à hierarquia, das “pedras no caminho” etc. – aparece em nossas vidas, geralmente provocando crises existenciais e, sem pedir licença, anuncia “Você já é um adulto, bem-vindo à realidade”.

E é justamente quando acontece o Retorno de Saturno no Mapa Astral que ficamos frente a frente com “O Grande Maléfico”, que julga os nossos atos passados e presentes. E, se nos esforçamos como deveríamos e/ou estamos indo por um caminho diferente de nossa Missão de Vida, acredite: ele vai saber.

E saiba também que Saturno é um juiz rígido e difícil de agradar.

Leia mais sobre Saturno neste artigo.

Porém, apesar de tudo o que dissemos, pense de novo se você acredita que o Retorno de Saturno é um momento negativo, limitado apenas às crises. Saiba que a influência do Retorno de Saturno pode ser muito benéfica, pois traz todas as oportunidades do mundo de colocar a vida nos trilhos e, mais ainda: assumirmos nosso lugar como protagonistas de nossas vidas.

Com certeza, como saber quando é o Retorno de Saturno e como lidar com o Retorno de Saturno é muito importante. E é isso que você vai aprender neste artigo.

O que é o Retorno de Saturno?

Sabe quando somos crianças e nossos pais nos pressionam? “Tem que estudar, tem que arrumar o quarto, tem que isso, tem que aquilo…”? Se você está perto dos 30 anos, com certeza está sentindo esta pressão e, independentemente da quantidade de desafios que você teve na vida, acredite: vai ter.

E por que a influência do Retorno de Saturno não é maléfica, se o próprio planeta é chamado de “O Grande Maléfico”? Aliás, como que o que acontece no Retorno de Saturno pode ser benéfico, gerando grandes oportunidades?

Isso não parece aquelas mães que nos dão um xarope amarguíssimo e afirmam “é para o seu bem”? Na verdade, não só parece como é exatamente dessa maneira. Pense em quando você ficou doente: precisou tomar remédios e injeções (algumas bem doloridas), fazer repouso e tudo o mais… Você melhorou, não é mesmo? Em linhas gerais, é exatamente isso que vai acontecer com a sua vida.

É bacana pensar na história de Saturno (ou Cronos, na Mitologia Grega). Saturno é filho de Urano (um Deus super descontrolado, a ponto de a própria mãe pedir para Saturno dar um fim nisso).

Saturno, então, assumiu o poder. Porém, por conta de uma profecia em que ele mesmo seria destronado por um filho, começou a comer suas crias, até que sua esposa lhe deu uma pedra para comer no lugar de Júpiter (Zeus) e, assim, o Olimpo ganhou um novo senhor, enquanto Saturno foi para a Terra. Lá, ele ensinou os humanos a arte da agricultura, que nada mais é do que plantar, regar, ter paciência e colher.

E o que é o crescimento e a maturidade, senão saber cultivar os nossos projetos para que eles deem frutos, tornando-se grandes realizações. Afinal de contas, se não fosse a agricultura, a humanidade teria acabado lá na época das cavernas.

A influência de Saturno nas Casas Astrológicas

Para ilustrar, imagine que existem 12 pastos no Zodíaco, sendo que cada um deles tem uma característica diferente. E, imagine também que esses pastos são localizados em casas diferentes. Esses lotes são do Saturno, que nos incube de cuidar de um lote. Por exemplo: Lote do Saturno em Aquário na Casa 3.

Digamos que cada um dos lotes esteja agrupado por elementos: Fogo, Água, Terra e Ar.

O Retorno de Saturno num signo de Elemento Fogo (Áries, Leão e Sagitário) fala para despertar o espírito do guerreiro, que batalha pelo que quer.

Em Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), a melhor maneira de lidar com Retorno de Saturno é abandonando o medo de encarar a realidade e se sentir merecedor das coisas boas que você conseguirá se começar a agir.

O Retorno de Saturno em signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) pede mais flexibilidade. Procure encarar o medo de não ser aceito e procure se aprofundar nos estudos.

Por fim, o que acontece no Retorno de Saturno nos signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) pede para você trabalhar a sua criança interior, acolhendo-a. Trabalhe a inteligência emocional.

Saturno quer que o trabalho saia bem-feito e, por isso, ele passa todas as instruções. E essas instruções estão presentes, especialmente, nas Casas Astrológicas. Veja como lidar com o Retorno de Saturno.

Casa 1

A Casa 1 fala da identidade. Por isso, a melhor maneira de lidar com o Retorno de Saturno é se livrando da carga negativa da disciplina se tornando um guerreiro, lutando pelo que você quer.

Casa 2

A Casa 2 é a casa da riqueza. O Retorno de Saturno afirma que todos podem ser abundantes, mas é preciso se livrar do sentimento da escassez e colocar a “mão na massa”.

Casa 3

Saturno na Casa 3 pode falar tanto sobre desafios entre irmãos como também sobre os estudos. É momento em que a pessoa precisa lidar com as próprias inseguranças (sobretudo se tem medo de falar em público) e assumir as próprias qualidades, especialmente a inteligência.

Casa 4

Saturno na Casa 4 diz respeito ao passado e à figura materna. Então, o Retorno de Saturno é momento de amadurecer emocionalmente, fazendo uma terapia e investindo em autoconhecimento.

Casa 5

Saturno na Casa 5 é a diversão e a autoestima. Será que você não está vivendo para trabalhar, quando deveria trabalhar para viver melhor? Então, acredite: como lidar com o Retorno de Saturno para quem tem Saturno na Casa 5 é, simplesmente, viver com leveza, prazer e alegria.

Casa 6

Os desafios da Casa 6 são a saúde e o trabalho. Provavelmente, você está numa área que você detesta apenas para ter segurança financeira e, com isso, acaba afetando a sua saúde. Sendo assim, procure um trabalho que realmente gosta.

Para saber como lidar com o Retorno de Saturno, aproveite os insights!

Casa 7

A Casa 7 é a casa dos relacionamentos. Então, ter responsabilidade para lidar com os desafios no relacionamento é importante para lidar com o Retorno de Saturno. Aposte no diálogo!

Casa 8

A Casa 8 fala sobre a sexualidade, da intimidade e da nossa relação com as nossas Sombras. O Retorno de Saturno afirma que é importante vivenciar o luto e a perda, para que, a partir disso, você tenha força para seguir em frente.

Casa 9

A Casa 9 é a casa da Filosofia. Você precisa buscar a própria verdade e, se for necessário, começar a conhecer uma nova cultura e viajar. Você está num curso que não gosta? Quem sabe a chave de como lidar com o Retorno de Saturno seja “virar a mesa” e trocar o curso.

Casa 10

A Casa 10 é governada por Capricórnio (signo regido por Saturno). Por isso, é a casa da Carreira e do reconhecimento. Durante o Retorno de Saturno, você precisa finalizar todas as pendências, colocar a cabeça no lugar e construir o seu castelo de tijolo em tijolo.

Casa 11

O Retorno de Saturno na Casa 11 pede um momento de introspecção para poder refletir sobre a sua relação consigo mesmo e com os outros. Pense se você se relaciona de uma maneira saudável, se tem algum relacionamento abusivo…

Casa 12

Finalmente, a Casa 12 traz a espiritualidade e o inconsciente. Será que você não está alimentando crenças limitantes que estão lhe autossabotando?

Por isso, estudar o autoconhecimento é a melhor maneira de lidar com o Retorno de Saturno na Casa 12.

O que acontece no Retorno de Saturno?

Todas as pessoas têm o seu karma, ou seja, pendências a serem resolvidas. Um dia, a conta vem e precisamos arcar com ela, correto? Agora, pense: o que acontece quando a pessoa não paga a conta? Ela tem multa e juros e se torna uma verdadeira bola de neve, em que quanto mais demora para ser paga, pior ela fica.

E o problema não é o que acontece no Retorno de Saturno, mas sim depois. Lembra na escola, quando seu professor avisava para fazer as tarefas e estudar, para não pegar recuperação ou repetir de ano? Então, pense que o Retorno de Saturno é uma recuperação (ou melhor, uma revisão).

Porém, depois desse período, se você fugir da responsabilidade e não encarar o problema com seriedade, ele lhe perseguirá de uma maneira muito mais feroz.

Como saber quando é o Retorno de Saturno?

Saturno demora 29 anos e meio para dar uma volta completa em torno do Sol. Por isso, o Retorno de Saturno no Mapa Astral quer dizer que o planeta voltou para o mesmo lugar que estava no momento do seu nascimento.

Como saber quando é o Retorno de Saturno é fácil, basta analisar quando Saturno retorna no planeta e na casa que você nasceu.

Entre os 21 e os 27 anos, sofremos bastante pressão e nos sentimos perdidos. Porém, essa pressão acaba causando um “boom” ao chegar em determinada data que está entre os 28 e os 30 anos. A influência do Retorno de Saturno pode ser sentida durante, aproximadamente, 2 anos.

Você viverá mais 2 ou 3 Retornos de Saturno depois desse, entre os 58 anos e os 60 anos você terá mais um. Você deverá avaliar toda a sua vida até então e decidir como viverá a sua terceira idade. E, assim como no primeiro Retorno de Saturno, você precisará ter trabalhado muito bem a área da sua vida para ter uma velhice tranquila.

O terceiro Retorno de Saturno acontece mais ou menos aos 90 anos de idade.

Porém, a vida não acaba quando termina o Retorno de Saturno. Na verdade, é onde ela começou de verdade. É uma vida nova, em que você tem a oportunidade de abandonar o seu passado, juntamente com as pessoas e ideias que não lhe acrescentam mais.

Um presente que o Retorno de Saturno nos dá é a capacidade de não se abalar mais com as coisas que antes nos atingiam. Assim, você tem mais poder para correr atrás dos seus sonhos.

Você gostou deste artigo sobre o Retorno de Saturno? Percebeu que o “Grande Maléfico” é, na verdade, um pai zeloso que quer o melhor para você e, por isso, exige que você desenvolva todo o potencial para poder se tornar quem você nascer para ser?

Deixe um comentário, contando a sua experiência com o Retorno de Saturno!

Horóscopo do Dia