O Ano Novo Astrológico: o que é e sua relação com solstícios e equinócios



Você já parou para pensar por que o primeiro signo do Zodíaco é Áries, período que se inicia no finzinho de março? E sabe o porquê de o signo de Capricórnio, que deveria ser o primeiro (já que costuma começar em 21 de dezembro) é o décimo signo do Zodíaco?

No calendário Gregoriano – calendário criado em 1582 que utilizamos até hoje e que conta os dias, as semanas, os meses e os dias –, o Ano Novo começa no dia 1° de janeiro. Porém, você sabia que o Ano Novo Astrológico começa em outra data?

o que é o ano novo astrológico





e

Características dos signos

É isso mesmo: para a astrologia, a celebração do Ano Novo Astrológico acontece entre os dias 20 e 23 de março, ou seja, quando o Sol dá toda uma volta nos signos do Zodíaco e chega até o primeiro signo: Áries.

Há outro evento muito interessante que acontece nessa data: o Equinócio de Primavera (no Hemisfério Norte) e o Equinócio de Outono (no Hemisfério Sul). Essas datas são muito comemoradas pelas religiões antigas pagãs e são celebradas ainda hoje.

A celebração do Ano Novo Astrológico é como o nosso Ano Novo tradicional: é um momento em que um ciclo se fecha e o outro se abre, trazendo muitos recomeços e muitas oportunidades.

Neste artigo, você vai saber o que é o Ano Novo Astrológico, qual é a relação entre o Ano Novo Astrológico e Equinócio de Primavera/Outono e, é claro, quando é o Ano Novo Astrológico 2022.

O que é o Ano Novo Astrológico

Pense nos nomes dos meses setembro, outubro, novembro e dezembro. Não é curioso que estas datas lembrem os números sete, oito, nove e dez? Aliás, essa coincidência fica ainda mais evidente quando comparamos os nomes dos meses em inglês september, october, november e december com os números em latim septem, octo, novem e decem.

Por que isso acontece? É justamente porque o nome dos meses segue este ciclo do Zodíaco, em que o Ano Novo Astrológico acontece juntamente com o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul e com o Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte.

No Ano Novo Astrológico, a energia pisciana de introspecção e reflexão desaparece, dando lugar à energia de Áries, trazendo muita motivação e energia para aproveitar o novo ciclo que se inicia.

O que são solstícios e equinócios

Com certeza, em algum momento você já ouviu falar de solstícios e equinócios. Mas, você sabe o que é isso? Solstício vem do latim e significa “sol parado”, e equinócio significa “noite igual”.

Existem dois equinócios, que acontecem em dois momentos do ano: o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono. Nesses dois momentos, o Sol está cruzando a Linha do Equador e, por isso, o dia e a noite possuem duração igual.

Já que existem dois equinócios, que correspondem a duas estações do ano, então, as outras estações do ano são solstícios: Solstício de Verão e Solstício de Inverno. Nessas datas, o Sol está no ponto mais distante do Equador e, por isso, um dos hemisférios tem o dia maior, enquanto no outro a noite é maior.

Os solstícios e equinócios fazem parte da Roda do Ano. Eles, que estão interligados com as estações do ano, com a natureza e com o plantio/colheita, são comemorados pelas religiões pagãs (tanto as antigas e as novas).

A relação entre ano novo astrológico e equinócio de primavera/outono

A celebração do Ano Novo Astrológico coincide com o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul e com o Equinócio de Primavera, no Hemisfério Norte.

Nas religiões pagãs, como a Wicca, o Equinócio de Primavera é conhecido como “Ostara”, momento em que o inverno fica para trás e a alegria da primavera começa a chegar com muita luz e renovação. É o momento em que o Sol e a Lua – o Deus e a Deusa, que estão em sua fase jovem – se unem em perfeito equilíbrio.

Já o Equinócio de Outono, conhecido como “Mabon” é um momento de gratidão por tudo o que foi colhido no Ano Astrológico anterior. É o momento em que a deusa, muito idosa e sábia, está morrendo para depois poder renascer e se renovar em todo o seu esplendor.

Apesar da diferença entre o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono, uma coisa podemos dizer: a relação entre o Ano Novo Astrológico e Equinócio de Primavera e de Outono mostra que é uma época em que um ciclo se fecha e o outro se abre.

Desse modo, é importante fazer uma análise do ano anterior: O que plantamos? O que colhemos?

E, finalmente, devemos aproveitar toda a coragem e iniciativa que a energia de Áries nos dá para fazer o Ano Novo Astrológico o melhor possível.

Quando foi o ano novo astrológico 2021

O Ano Novo Astrológico de 2021, no Brasil, aconteceu no dia às 6:37 do dia 20 de março de 2021.

A partir desse momento, até o Ano Novo Astrológico 2022, o Brasil será regido por um Mapa Astral que rege o nosso país e seu povo.

Em 2021, o Ascendente do Brasil é Áries, representado na Mitologia Grega por Marte, o Deus da Guerra. É um signo jovem, que ninguém segura.

Áries é um signo pioneiro que pede que as pessoas sejam criativas e sigam em frente, mesmo que seja preciso correr risco. Além disso, este signo também beneficia aqueles que desejam “arregaçar as mangas” e abrir um negócio.

Em 2021, os jovens pedem e continuarão a pedir por muitas mudanças, e ninguém será capaz de calar suas vozes.

Porém, o lado sombra de Áries alerta para tomar cuidado com riscos desnecessários, com o egoísmo, com a impulsividade e com brigas desnecessárias. Por isso, é importante usar o lado energético do signo de Áries com prudência.

Quando será o ano novo astrológico 2022

Da mesma forma que 2021, o Ano Novo Astrológico de 2022 também será entre os dias 20 e 23 de março.

O ano de 2022 será regido por Mercúrio, que é representado por Hermes, da Mitologia Grega. Hermes é o Deus da Comunicação e da Inteligência. Possui duas asas nos pés, por conta da sua agilidade não apenas em se deslocar, mas também em relação à sua capacidade de raciocínio.

Enquanto 2021 foi o ano da ação, o ano de 2022 terá foco na comunicação, o que auxiliará muito na capacidade das pessoas se entenderem e terem sucesso nas negociações.

Mercúrio também é o regente do raciocínio e do intelecto. E, nesse ano, com certeza você será beneficiado com o poder lógico de Hermes.

É claro que a cada ano que começa os astros ficam em um novo posicionamento e o regente do Ano Novo Astrológico é apenas um deles. Por isso, continue ligado em nossos artigos, para saber todas as novidades que 2022 reserva!

Da mesma forma que o Ano Novo tradicional, também é possível fazer uma bela celebração do Ano Novo Astrológico! Não se esqueça de agradecer aos seus familiares e pessoas que ama por tudo o que fizeram por você no ano que se passou.

Você gostou deste artigo sobre o Ano Novo Astrológico? Sabia dessa diferença entre o Ano Novo em dezembro e o Ano Novo Astrológico?

Continue navegando em nosso site para saber tudo sobre Astrologia!

Horóscopo do Dia