Características do signo de Aquário – Personalidade, amor, trabalho e defeitos dos aquarianos



Compartilhe tudo sobre os signos:

aquárioComo funciona a astrologia e o que ela tem a ver com Aquário, signo interessante da originalidade e do avanço, que representa aqueles que nasceram entre os dias 21 de janeiro e 18 de fevereiro.

O Zodíaco é a região dos céus pelas quais parecem transitar corpos como os planetas do nosso sistema solar, a Lua e o Sol. O Zodíaco é importante para a prática da versão mais difundida no Ocidente da Astrologia, uma prática milenar que pretende usar a posição dos astros para prever o destino das pessoas e entender suas características pessoais, tanto suas qualidades como seus defeitos, para não falar de suas inclinações, talentos e possibilidades.

O fator mais importante nessa modalidade astrológica, embora certamente não a única, é a posição do Sol no momento do nascimento da pessoa. Assim sendo, na Astrologia, os seres humanos são divididos, conforme a data de nascimento deles, em 12 categorias. Estas categorias são os famosos signos do Zodíaco, aos quais são atribuídas características psicológicas, tais como humildade, inteligência, originalidade, conservadorismo, persistência, ambição, gentileza, etc.

Praticamente todo mundo já ouviu falar nos signos do Zodíaco (para quem não sabe ou não se lembra, são eles, na ordem alfabética, Aquário, Áries, Câncer, Capricórnio, Escorpião, Gêmeos, Leão, Libra, Peixes, Sagitário, Touro, Virgem) e muitos sabem a qual deles pertence.

Aqui, tentaremos falar tudo sobre o signo de Aquário ou pelo menos passar as informações mais relevantes sobre como ele afeta os aquarianos e aqueles que os cercam, e o de mais relevante sobre o significado do signo Aquário. Pode-se adiantar que costumam ter os nativos do signo Aquário características interessantes, que os tornam focos de mudanças, podendo atrair a admiração (e também algum estranhamento) das pessoas que o cercam. Veja mais sobre o signo de Aquário no trabalho.

Data do signo de Aquário

Por motivos óbvios, uma das informações mais importantes sobre um signo zodiacal é o intervalo de tempo no qual a pessoa deve ter nascido para ser nativa desse signo. Falemos, pois, de Aquário, data e signo.

Há discrepâncias entre diversas fontes quanto às datas relativas a cada signo, mas, para o signo de Aquário, a data mais divulgada é o intervalo que vai de 21 de janeiro a 18 de fevereiro. É essa para o signo de Aquário a data (intervalo) relevante e costuma ser utilizada, por exemplo, nas seções de horóscopo dos jornais.

Características do signo de Aquário

Tendo falado sobre a relação entre Aquário, signo e data, pode-se acrescentar que ele é regido pelo planeta Urano, um dos planetas que não eram conhecidos na Antiguidade e que é um símbolo da modernidade, e que seu elemento é o ar.

Entre as características do signo de Aquário, destacam-se a originalidade, o espírito humanitário, a lealdade, a racionalidade e a personalidade simpática. Interessantemente, as características que Aquário apresenta, tais como o espírito racional, o desejo de ser gentil e a vontade de ser original, podem criar um conflito no interior do aquariano.

Os aquarianos costumam ser inteligentes, honestos, lógicos e tolerantes. O pensamento deles tende a ser ousado e vanguardista, graças à inteligência e à sede de originalidade que, como visto acima, são características de Aquário.

O aquariano tende a ser paciente e a ter boa visão de estratégias e tomar atitudes pensando no longo prazo, para si e para os outros.

Preocupam-se com o bem comum e tendem a pô-lo acima do bem individual. Não é incomum que aquarianos envolvam-se em causas políticas, sociais, ecológicas, etc. que julguem importantes e se esforcem muito por elas. Apesar da aparência de frieza que a dedicação à lógica lhes confere, os nativos de Aquário geralmente têm as emoções à flor da pele.

Os nativos de Aquário costumam gostar de manter amizade com várias pessoas e normalmente são prestativas e humanitárias, mas detestam que sua confiança seja traída. No amor, os aquarianos tendem a prezar especialmente pela afinidade intelectual/emocional e ser pouco ciumentos, parecendo mesmo ser desapegados e desinteressados, mas não são. Simplesmente não são obsessivos. Veja mais sobre os aquarianos no amor.

Defeitos do aquariano

Assim como costumam estar associados a qualidades, os signos do Zodíaco também estão relacionados a defeitos. Entre os mais típicos defeitos dos aquarianos, podemos mencionar a teimosia (muitas vezes, os nativos de Aquário relutam em aceitar a opinião alheia, mesmo que esta seja mais adequada, se conflitar com a opinião deles), a imprevisibilidade, a dificuldade de lidar com situações que não possam controlar e o fato de que demoram para se envolver com as pessoas, o que parece a algumas pessoas um sinal de frieza e falta de sentimentos.

Aquário é signo que pode causar surpresas, e nem sempre agradáveis. No entanto, possui características positivas suficientes para mais do que contrabalançar os defeitos. Em Aquário, signo, características e afinidades formam um todo em que defeitos e qualidades criam um conjunto interessante e inovador.

Signos que combinam com Aquário

Pessoas de um signo tendem a se dar melhor com membros de outros signos específicos, por exemplo, em razão das características que dividem com eles. Isso também se aplica aos aquarianos também.

Os nativos dos signos que se dão melhor com os do signo de Aquário são os leoninos (ou seja, de leão), geminianos (de gêmeos), piscianos (do signo de peixes) e sagitarianos (que são do signo de sagitário). O que, claro, não significa que boas relações, profissionais, afetivas, românticas, etc., não possam ser mantidas com pessoas de outros signos do Zodíaco. Veja mais sobre os signos que combinam com Aquário.

Aquarianos e seu relacionamento com os outros

A pessoa de Aquário costuma fazer o possível para se dar bem com os que o cercam, mas o aquariano costuma possuir certas características, como a aparência de frieza ou desapego, mencionados anteriormente, que podem afastar alguns indivíduos. Ele tenta ser justo e compassivo, mas, às vezes, seu comportamento, que pode parecer aos outros muito excêntrico, pode causar divergências e desentendimentos. Felizmente, trata-se, como mencionado acima, um signo tolerante, paciente e gentil.

Apesar da teimosia que às vezes se manifesta, aquarianos gostam de aprender com os outros e são bons ouvintes. Tentam ajudar o próximo no desenvolvimento de suas habilidades e na realização de seu potencial. Como pais, costumam incentivar seus filhos em suas atividades, para que possam desenvolver suas habilidades e conhecer melhor suas próprias inclinações.