As qualidades dos signos: veja aqui quais são as principais



Com certeza, você já reparou que cada elemento possui três signos. E, pode ser que você tenha percebido que três pessoas nativas de um mesmo elemento podem ser totalmente diferentes entre si?

A principal razão para estas diferenças são as qualidades dos signos. Mas o que é isso, e por que acontece?

qualidades dos signos





e

Características dos signos

Enquanto os Elementos do Zodíaco dividem os 12 signos em quatro grupos, as qualidades dos signos são uma espécie de subdivisão.

Ou seja, as qualidades dos signos, também conhecidas como modalidades dos signos e ritmo dos signos nada mais são do que a forma que os signos vão se relacionar com os elementos que os governam.

Na Astrologia, existem três ritmos dos signos, sendo que cada um deles determina uma forma diferente de se expressar, de viver a vida e até mesmo quais são os valores e o temperamento.

No Mapa Astral, é muito comum encontrarmos os quatro elementos do Zodíaco. E, quanto mais equilibrados estes elementos forem, maior será o equilíbrio na sua vida, seja na vida pessoal, social, amorosa e até mesmo profissional.

Por isso, fazer uma análise das modalidades dos signos que estão predominando em seu Mapa Astral e aquelas que estão em falta é muito importante para aproveitar a energia dos Astros para concretizar os nossos objetivos e viver uma vida feliz.

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a qualidade dos signos cardinais, a qualidade dos signos fixos e a qualidade dos signos mutáveis.

O que significa “qualidade dos signos”?

Você já percebeu como tudo neste Universo está interligado? E que há uma grande conexão entre a Natureza e a Astrologia?

Vejamos: são 12 meses do ano e 12 signos do Zodíaco. Quatro estações do ano e quatro elementos. Toda estação do ano tem três meses de duração.

E, na verdade, cada mês de uma estação do ano é diferente, não é mesmo? Pense no inverno: o tempo vai começando a esfriar, depois o frio aumenta fica assim por um período e, no finzinho do inverno, o clima vai ficando mais ameno, anunciando que a primavera está chegando. E essas semelhanças não são por acaso!

As qualidades dos signos estão diretamente relacionadas às estações do ano. Ou seja, dependendo de o signo estar no começo, no meio ou no fim de uma estação do ano, ele vai interagir com o elemento de uma maneira diferente.

É importante desde já fazer um alerta: nenhum dos ritmos dos signos é melhor ou pior que o outro.

Pense em um mundo apenas por pessoas que tomam iniciativa, mas que não sabem como prosseguir e concluir. Pense em um mundo apenas por pessoas que não arredam o pé de suas ideias e comportamentos. Pense em um mundo em que as pessoas estão, como diz Katy Perry, “você muda de ideia como uma garota muda de roupas”.

Seria um horror, não é mesmo? Especialmente porque cada uma das modalidades dos signos tem tanto para acrescentar, mas muito para aprender com os outros ritmos.

Na verdade, em uma equipe ideal, seriam aproveitadas as qualidades dos signos cardinais, as qualidades dos signos fixos e as qualidades dos signos mutáveis, como em uma corrida de revezamento: primeiro dispara o cardinal, depois o signo fixo corre em um ritmo constante, e o mutável concretiza a corrida, passando pela linha de chegada.

E você deve considerar o seu ser como uma equipe que deve ser bem equilibrada.

Quais são as qualidades dos signos cardinais?

Os signos cardinais, ou cardeais, estão localizados no início de cada estação do ano. Cardinal quer dizer “fundamental”, que traduz a energia desses signos.

Afinal de contas, as qualidades dos signos cardinais envolvem o impulso, na iniciação, na busca por uma direção. São os líderes, aqueles que dão o passo à frente, tomando iniciativas.

As pessoas que têm como dominante as qualidades dos signos cardinais no Mapa Astral são corajosas e supermotivadas. Parece que a música “Pra não dizer que não falei das flores” foi feita por e/ou para alguém com esta modalidade de signos, afinal de contas, “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. ‘

O maior problema desse signo é que iniciar não é o mesmo que progredir, e muito menos concluir. Por isso, aqueles que possuem Sol ou Ascendente num signo cardinal devem ficar atentos para não iniciarem mil e uma coisas e não concluírem nenhuma delas.

Já quem tem poucos signos de qualidade cardinal no Mapa Astral, costumam ter problemas em tomar iniciativas, criar coisas novas e ousar.

Áries

O signo que representa a modalidade cardinal do elemento Fogo é Áries. É o primeiro signo do Zodíaco, que sente um forte impulso de tomar atitudes “pra ontem” e costuma se irritar quando as pessoas não são tão rápidas quanto ele.

Áries costuma ter ideias “na lata” e ser muito assertivo. E possui uma grande vitalidade.

Capricórnio

Capricórnio é o signo de Terra de qualidade cardinal. Por isso, tem uma facilidade imensa em escalar as montanhas mais íngremes.

Os capricornianos correm atrás de seus objetivos com muita ambição, mas sem pressa, pois preferem o “devagar e sempre”.

Libra

Quando se fala em Libra como um signo de ritmo cardinal, as pessoas costumam rir, afinal de contas, os librianos são pessoas que costumam seguir a maioria e até se anular pelo bem das pessoas. Além disso, preferem ficar em silêncio a começar uma briga.

Os librianos tomam atitudes diplomáticas, sempre pensando no bem de outras pessoas. Além disso, até mesmo decidir que não vão tomar uma atitude é, sim, uma atitude.

Câncer

Câncer é o representante dos signos de ritmo cardinal do Elemento Água. Por isso, ele costuma tomar muitas atitudes movido pelo coração.

É um signo que não tem problema em expressar as emoções e chora quando precisa colocar para fora o que lhe aperta o coração.

Só que, assim como um caranguejo, o canceriano vai andando de lado, preferindo contornar os obstáculos.

Quais são as qualidades dos signos fixos?

Os signos fixos estão localizados no meio da estação do ano. Estão presos às ideias, rotinas, comportamentos e dificilmente vão renunciar a isso.

Muito resistentes, os signos de qualidade fixa são intensos, focados, perseverantes e estáveis. Conhecem o seu ritmo e seguem sempre.

Do lado negativo, podem ser muito teimosos e até mesmo estagnados. Os signos fixos lidam muito mal com mudanças.

Leão

Leão é signo de modalidade fixa que representa o elemento Fogo. Por isso, manifesta a energia do elemento por meio do seu desejo de permanecer sempre no trono, sob os holofotes.

Assim como o Sol, que é seu regente, o leonino tem a si mesmo como centro do mundo. É dono de uma grande energia, nobreza, firmeza de caráter e determinação.

Touro

Touro é o signo de qualidade fixa que representa o Elemento Terra. É conhecido como “o cabeça dura”, que vive empacado em um pensamento ou estilo de vida e é muito difícil sair do lugar.

Na verdade, Touro é tão fixo que prefere ficar em uma situação ruim em vez de sair da zona de conforto.

Podemos ver a modalidade fixa também no tipo físico do taurino: muito forte e resistente.

Aquário

Aquário é o signo de qualidade fixa dos signos do Elemento Ar. Por isso, se apega às suas ideias, mesmo que elas sejam totalmente diferentes do resto da humanidade.

Na verdade, os aquarianos podem até ser intolerantes, especialmente porque se esquecem que as pessoas são seres humanos que cometem erros.

Escorpião

Escorpião representa o ritmo fixo do elemento Ar. Dessa forma, todos os sentimentos são vividos profundamente, bem nas entranhas dos escorpianos.

Muito passionais, os escorpianos amam ou odeiam, dificilmente tendo um meio termo. Mas, apesar disso, são mestres em autocontrole.

Quais são as qualidades dos signos mutáveis?

Os signos mutáveis são aqueles que promovem mudanças, já que estão localizados no fim das estações.

Sabem que nada é permanente e, por isso, são mais flexíveis e com uma capacidade imensa de aprendizado (especialmente com as dificuldades) e de adaptação ao meio.

Sagitário

O signo de elemento Fogo que representa a qualidade mutável é Sagitário. Assim como a flecha que o centauro está apontando para cima, os sagitarianos estão sempre em busca de conhecer e experimentar coisas novas.

Amam viajar, estar em movimento e não suportam viver presos com rédeas.

Virgem

Virgem é o signo de Terra com modalidade mutável. E, por isso, ele está sempre em busca de usar os seus dons (perfeccionismo, criticidade e o apego aos detalhes) para ser útil ao mundo.

E como os virginianos fazem isso? Eles estão em constante busca por maneiras de melhorar a si mesmos, o que fazem e, é claro, ajudar os outros a se melhorarem.

Aprimorando a matéria (ou seja, a realidade) para este signo deseja proporcionar uma vida melhor.

Gêmeos

Gêmeos possui a energia mutável do Elemento Ar. Como diz Raul Seixas “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Os geminianos estão sempre mudando de ideia, sempre mesmo! E eles estão abertos a aprender uma coisa nova. Na verdade, conhecer coisas diferentes é o combustível para este signo.

Peixes

O signo de qualidade mutável que representa o elemento Água é Peixes. E isso aparece na capacidade de deixar ir e “continue a nadar” que Dory fala. Esse signo não costuma guardar mágoas.

Um fato engraçado é que os piscianos se apaixonam quando sobem no ônibus, vivem esse amor durante o trajeto e, quando descem, o amor passou.

Você gostou do artigo sobre as qualidades dos signos? Consegue observar as influências das principais qualidades dos signos influenciando a sua personalidade e a sua vida?

Continue navegando em nosso blog para saber tudo sobre Astrologia!

Horóscopo do Dia