As Eras de Leão, Câncer e Gêmeos: quando foram e o que aconteceu?



Que cada signo tem muita influência sobre todos nós, você já sabe. Afinal de contas, todos nós temos um Mapa Astral específico, com Sol, Ascendente, Meio do Céu, entre outros.

Porém, você sabia que, em determinadas datas, o próprio mundo é governado por um signo específico? São chamadas Eras Astrológicas. Com o advento da Era de Aquário, esse termo se tornou moda, mas você sabe que já tivemos outras Eras além dessa, e que isso vem de muito, muito tempo atrás?

eras de leão era de câncer era de gêmeos





e

Características dos signos

Aliás, você sabe o que são Eras Astrológicas? Simplificadamente, da mesma forma que temos o nosso Equador, o Polo Celeste também divide o Sistema Solar de leste a oeste. Leva, aproximadamente, 25.794 anos (cálculo que não é um consenso entre os especialistas) para que um planeta volte na mesma posição do início e cruze o Equinócio da Primavera (no Hemisfério Norte).

Então, como temos 12 signos do Zodíaco, devemos dividir o total de 25.794 por 12. Ou seja, cada Era Astrológica tem, aproximadamente, 2 mil anos.

Agora, uma coisa interessante é que a progressão das Eras Astrológicas se dá de trás para frente. Ou seja, há 10.000 anos, estávamos na Era de Leão, depois, há 8.000 anos tivemos a Era de Câncer e, há 6.000 anos tivemos a Era de Gêmeos.

E, assim, nos primórdios da humanidade, o mundo era governado pelas características dos signos de Leão, Câncer e Gêmeos. Neste artigo, você vai saber tudo sobre a Era de Leão, Era de Câncer e Era de Gêmeos, quando foi cada era, como era o mundo em cada uma delas e, é claro, os marcos.

Era de Leão

Leão, representado pelo Sol, é um signo de Fogo, ou seja, o fogo que purifica o espírito. É o arquétipo do brilho, do poder e do luxo, e foi sob estas características que a Era de Leão brilhou no céu.

Quando foi a Era de Leão

Não há um consenso entre todos os especialistas em Astrologia sobre quando foram as Eras Astrológicas, porém, sabe-se que a Era de Leão foi, aproximadamente, entre os anos de 10.740 a.C. até 8.780 a.C.

O mundo na Era de Leão

Na Era de Leão, houve a queda da famosa Civilização de Atlântida, descrita por Platão. Segundo a lenda, isso aconteceu por causa do mal uso do fogo, elemento regente de Leão. Além disso, o apego excessivo à ciência e à alta tecnologia e o distanciamento da espiritualidade foram outros dos marcos da Era de Leão relacionados com a queda dos atlantis.

A criatividade também é um dos grandes efeitos da Era de Leão e, por isso, esse período marcou o início da Arte, encabeçada nas pinturas rupestres que foram encontradas nas cavernas da África do Norte e na Europa Ocidental e na África do Norte.

A lenda ainda diz que muitos atlantis migraram para o Egito, iniciando o desenvolvimento da civilização egípcia moral, social, científica, ética e religiosamente. Aliás, é de se estranhar que uma população que viveu no deserto se transformasse em um grande império que governou toda a região durante séculos, não é mesmo?

Era de Câncer

Câncer é um signo do elemento Água e regido pela Lua. Suas características principais são a maternidade e a fertilidade.

Quando foi a Era de Câncer

A Era de Câncer se deu, aproximadamente, entre os anos de 8.780 a.C. e 6.620 a.C.

O mundo na Era de Câncer

Um dos marcos da Era de Câncer foi o Grande Dilúvio da Arca de Noé. Na verdade, este foi o marco inicial desta era que foi marcada pela dualidade da água: ela pode matar alguém afogado, mas, por outro lado, não há vida sem ela.

Os sobreviventes do Grande Dilúvio usaram os efeitos da Era de Câncer para sobreviver: seus instintos de sobrevivência e a capacidade de se misturar.

Então, enquanto o poder do fogo foi um dos grandes marcos da Era de Leão, a purificação espiritual da água foi o principal marco da Era de Câncer, em outras palavras, foi a maneira de purificar espiritualmente o povo atlantis.

Além disso, as civilizações fixas na Mesopotâmia, Egito, China e na Índia também são marcos da Era de Câncer, pois este signo está muito apegado à vida em família. Com isso, a busca pela estabilidade e, consequentemente, a criação da agricultura são efeitos da Era de Câncer que puderam proporcionar o desenvolvimento da humanidade.

A Lua é um astro intrinsicamente feminino. Por isso, a Era de Câncer foi marcada pelo matriarcado. O Egito Antigo, por exemplo, possuía grandes deusas como Ísis, Bastet, Nut.

E não é só isso: vemos que grande parte das manifestações artísticas são voltadas para os rituais da fertilidade.

Era de Gêmeos

Gêmeos é o signo da dualidade, habitado por dois extremos. Ao mesmo tempo em que há um advento da racionalidade, também existe a animosidade.

Gêmeos é regido pelo Elemento Ar, cujos símbolos não possuem representação animal. É caracterizado pelo conhecimento e pela socialização. E é por isso que a Era de Gêmeos é marcada pela busca pelo conhecimento.

Quando foi a Era de Gêmeos

A Era de Gêmeos se deu, aproximadamente, entre os anos de 6.620 a.C. até 4.460 a.C.

O mundo na Era de Gêmeos

A Era de Câncer foi marcada pelo desejo de estabilidade e a Era de Gêmeos, pela necessidade de buscar conhecimento e se adaptar.

A alma humana, que ainda estava no estágio de barbárie, começava a sentir os efeitos da Era de Gêmeos, sobretudo a curiosidade e a inteligência (características de Mercúrio, o planeta regente do signo de Gêmeos) para estudar quais são as maneiras de melhorar a sua vida.

A transição da era de Câncer para a era de Gêmeos trouxe uma necessidade muito grande de adaptação para o ser humano. O progresso das grandes civilizações estava tomando o lugar da barbárie.

Dos marcos da Era de Gêmeos, com certeza o trabalho é o maior deles: o ser humano começou a utilizar as mãos para poder trabalhar a terra, semear e colher as plantas necessárias para a subsistência.

Além das práticas, a Era de Gêmeos também provocou grandes mudanças nos paradigmas e nos costumes, para que, assim, pudessem sobreviver com mais facilidade.

Você gostou de nosso artigo sobre as Eras Astrológicas que marcaram os primórdios da humanidade? Continue navegando em nosso blog para saber mais sobre Astrologia!