A Casa 9 na Astrologia – Sentido da vida e coletividade



Compartilhe tudo sobre os signos:

O presente texto trata da Casa 9 no mapa astral. Esperamos explicar de forma clara qual é o escopo da 9ª casa e apresentaremos exemplos de formas que pode tomar a influência dessa casa sobre os assuntos que ela rege.

Para começar, achamos apropriado que façamos uma revisão breve do conceito de casas astrológicas. Dessa forma, ficaremos em condições de entender as particularidades desta casa do mapa astral.

características da casa 9 na astrologia

Breve revisão sobre as casas astrológicas

É bem provável que você já saiba o que são casas astrológicas, mas por que não revisar brevemente o assunto? Elas são divisões do mapa astral que correspondem a divisões imaginadas para o céu. Signos e planetas são distribuídos entre elas pelo mapa astral.

Entre os dados que regem a distribuição dos signos e dos planetas pelas casas, podemos citar o local de nascimento do indivíduo, data do nascimento e horário em que ele aconteceu. Tenhamos em mente que alguns dos planetas relevantes para os mapas astrais não são considerados planetas pela ciência da Astronomia. Por exemplo, o Sol e a Lua.

Como você provavelmente já sabe, a cada casa estão relacionadas algumas facetas da vida, as quais ficam sob regência dela.

Podemos mencionar como áreas de nossas vidas que estão sob regência das casas do mapa astral estas:  vida amorosa, vida profissional, saúde, vida financeira e aparência pessoal.

É comum que as casas astrológicas sejam divididas em angulares, sucedentes e cadentes. As casas angulares, que são as Casas 1, 4, 7 e 10, são consideradas aquelas que exercem mais poderosas influências. As casas cadentes, que são as Casas 3, 6, 9 e 12, são consideradas as que exercem as influências menos poderosas. As casas restantes, ou seja, Casas 2, 5, 8 e 11, as casas chamadas de sucedentes, são consideradas casas que exercem influências de poder intermediário entre aquele das influências das casas angulares e aquele das casas cadentes.

O que significa a Casa 9

Agora que terminamos de revisar o que são casas astrológicas, podemos tratar de forma mais específica a respeito do que a Casa 9 simboliza. Qual é o significado da Casa 9?

Comecemos dizendo que a 9ª casa no mapa astral é uma das casas chamadas de cadentes. Ela faz parte de uma área do mapa astral conhecida como hemisfério sul. A concentração de planetas nessa área do mapa que é formada pelas Casas de 7 a 12 sugere uma pessoa extrovertida e com facilidade de se comunicar com os outros. Um ponto negativo é que o indivíduo pode se importar muito com a opinião alheia e se tornar dependente da aprovação geral.

A Casa 9 está ligada à busca pelo sentido da vida e por entendimento das possibilidades dela. É comum que ela seja chamada de Casa da Filosofia. Essa casa do mapa astral está ligada também ao estabelecimento e ao cumprimento de leis e regras, tanto legais quanto religiosas ou morais. O modo como os membros de uma coletividade, por exemplo, uma nação lida uns com os outros está dentro do escopo da Casa 9.

A 9ª casa no mapa astral também está ligada a viagens e outras formas de contato com culturas diferentes da nossa e expansão de nossos horizontes intelectuais. Ela também se refere a esperanças de longo prazo e assuntos multigeracionais, por exemplo, com relação aos netos.

Assuntos de natureza multinacional, como empreendimentos de importação e exportação, e outros relacionados ao negócio editorial também estão sob a regência da 9ª casa no mapa astral.

Que tal agora vermos um exemplo de como pode ser a influência de um signo, por exemplo, o de Áries na cúspide da Casa 9? Cúspide é a linha que separa uma casa da que a precede no mapa astral e onde os signos ficam localizados.

Indivíduos com Áries na cúspide da 9ª casa no mapa astral podem ser muito passionais no que se refere a suas crenças e se lançar de forma apaixonada na defesa delas. Precisam poder colocar seus talentos em ação em uma situação que os estimule e por uma causa em que acreditem para que se sintam realmente bem e saudáveis.

Signos com afinidade natural com a Casa 9 e o planeta que a rege

Cada casa astrológica está sob a regência de um dos planetas. No caso da 9ª casa no mapa astral, Júpiter é o planeta regente.

Há um signo com afinidade natural com cada uma das casas astrológicas. É o signo de Sagitário, que é um signo ligado ao elemento Fogo, o signo com afinidade natural com a Casa 9.

Exemplo da influência exercida por um planeta na Casa 9

Talvez você, leitor, esteja interessado em ver um exemplo de como pode ser a influência de um planeta presente na 9ª casa do mapa astral. Usaremos o planeta Marte como exemplo.

Indivíduos que apresentam o planeta Marte na 9ª casa no mapa astral tendem a ser curiosos e interessados em ideias. Podem ser um pouco agressivos na exposição de seus pontos de vista, o que pode levá-los a travar acaloradas discussões com as outras pessoas.

A presença de Marte na Casa 9 costuma indicar uma pessoa que gosta de aprender sobre outras culturas, idiomas e fazer viagens que expandam seus horizontes. Além disso, pessoas que apresentam o citado planeta na referida casa tendem a se esforçar muito na busca de seu aprimoramento educacional e de progresso profissional.

É importante que não deixem que a paixão que nutrem por suas ideias deixe-os surdos às ideias e argumentos dos outros. Também pode ser necessário que quem tem Marte na Casa 9 faça um esforço para que possa se organizar melhor, pois, com a cabeça cheia de ideias e de planos, é relativamente fácil se esquecer de tarefas e compromissos como reuniões.

Conclusão

Este texto foi dedicado a falar sobre a 9ª casa no mapa astral. Começamos com uma breve revisão do conceito de casas astrológicas. Depois explicamos que a Casa 9 do mapa astral é uma casa cadente e faz parte do hemisfério sul do mapa astral. Falamos qual é o escopo da Casa 9, qual planeta a rege e qual é o signo que apresenta afinidade natural com ela.

Demos um exemplo de como a presença de um signo, no caso, Áries, na cúspide da Casa 9 pode exercer influência sobre os assuntos que se encontram sob a regência da Casa 9 e apresentamos um exemplo de como a presença de um planeta, Marte, na 9ª casa no mapa astral pode exercer influência sobre os assuntos citados.

Enfim, esperamos ter obtido sucesso em nossa tentativa de esclarecer suas dúvidas sobre a Casa 9 e ajudá-lo a expandir seus conhecimentos sobre os ensinamentos da Astrologia e o que eles podem nos fornecer em matéria de autoconhecimento e entendimento das outras pessoas.