A Casa 8 na Astrologia – Interações sociais e capacidade regenerativa



Compartilhe tudo sobre os signos:

Aqui, neste artigo sobre as casas astrológicas no mapa astral, falaremos sobre a Casa 8. Ele foi produzido com o intuito de tratar do que ela simboliza e como sua influência pode se fazer sentir em nossas vidas.

Antes, porém, de falar das características específicas dessa casa astrológica, achamos adequado falar brevemente e, de maneira geral, sobre as casas astrológicas, para que tenhamos um substrato adequado de conhecimentos que possam ser usados como base de nossa discussão das especificidades da Casa 8.

características da casa 8 na astrologia

Breve revisão sobre as casas astrológicas

Você provavelmente já sabe o que são casas astrológicas, mas revisemos brevemente o que elas são. Há 12 casas astrológicas no mapa astral. Elas correspondem a divisões imaginadas do céu. Planetas e signos são distribuídos pelas casas astrológicas de acordo com certos dados da pessoa cujo mapa foi feito.

Entre os dados que regem a distribuição dos signos e dos planetas pelas casas, podemos citar o local de nascimento do indivíduo, a data e o horário em que aconteceu.

É oportuno lembrarmos que, na Astrologia, são chamados de planetas alguns corpos celestes, como a Lua, para citar um exemplo, que os astrônomos não consideram planetas.

Dependendo de qual signo e quais planetas estiverem nela, uma casa influenciará desta ou daquela maneira as partes da vida que se encontram sob a regência dela.

Algumas áreas de nossas vidas sob influência das casas do mapa astral são: nosso estilo de comunicação, como lidamos com conflitos, como nos relacionamos romanticamente e como trabalhamos.

Uma maneira de classificar as casas astrológicas é as dividindo em três grupos: o grupo das casas angulares, cujas influências são consideradas as mais fortes, o grupo das casas cadentes, cujas influências são consideradas as mais fracas, e o grupo das casas sucedentes.

Cada um dos três grupos citados acima é formado por quatro casas astrológicas. A Casa 1, a Casa 4, a Casa 7 e a Casa 10 do mapa astral são as casas angulares. São cadentes a Casa 3, a Casa 6, a Casa 9 e a Casa 12. As demais casas, 2, 5, 8 e 11, são as casas sucedentes.

O que significa a Casa 8

Tendo revisado o conceito de casas astrológicas, falemos agora especificamente da Casa 8. A Casa 8 é uma das casas chamadas de casas sucedentes. Ela está localizada em uma parte do mapa astral chamada de hemisfério sul.

Se há uma forte concentração de planetas no hemisfério sul do mapa astral, é provável que a pessoa seja muito sociável e tenha facilidade para interagir com os outros indivíduos. Ela pode, porém, ser muito dependente da aprovação alheia.

Qual é o significado da Casa 8? O que a Casa 8 simboliza? Estão no escopo da Casa 8, entre outras coisas, as relações sexuais e as interações com as pessoas de modo geral. Ela também está relacionada à capacidade de regeneração e, metaforicamente, ao renascimento.

Recursos compartilhados também estão no escopo da casa em discussão. Isso vale também para assuntos como apoio financeiro, pensão alimentícia, impostos, seguros e heranças. Apoios de natureza espiritual, física ou emocional também estão sob a regência dessa casa astrológica.

O signo na cúspide da Casa 8 tem influência sobre como ela vai reger os assuntos aos quais ela está ligada. A cúspide de uma casa é a linha que fica entre ela e a casa que é sua predecessora.

Como exemplo, vejamos o que a Astrologia nos informa sobre indivíduos que têm o signo de Áries na cúspide da Casa 8.

De modo geral, pessoas com Áries na Casa 8 desejam ser úteis às outras. Elas podem, porém, ser muito teimosas no que se refere aos assuntos sob a regência da Casa 8 e achar que sabem de tudo sobre eles. Podem, inclusive se meter a dar palpites sobre esses assuntos mesmo que ninguém tenha pedido a opinião. Apesar disso, podem se ofender quando dizem a elas o que fazer.

De modo geral, são pessoas francas e diretas e que não dão muita importância a tabus. Ao lidar com o grupo a que pertencem, podem tanto agir de forma extremamente individualista e se opor à coletividade, ou se doar de corpo e alma no trabalho para o sucesso coletivo.

Signos com afinidade natural com a Casa 8 e o planeta que a rege

As casas astrológicas sã regidas por planetas. Além disso, há um signo com afinidade natural com cada casa do mapa astral.

Escorpião, que é um dos signos ligados ao elemento Água, é o que apresenta afinidade natural com a 8ª casa do mapa astral. O planeta que rege essa casa é, segundo a Astrologia Tradicional, Marte. A Astrologia Moderna, porém, apresenta Plutão como regente da Casa 8.

Exemplo da influência exercida por um planeta na Casa 8

Pode ser útil, para fins de ilustração, que mostremos como pode se manifestar na prática a influência de um planeta na Casa 8. Para nosso exemplo, vamos usar o planeta Marte.

A presença do planeta Marte na 8ª casa do mapa astral de um indivíduo pode fazer com que ele apresente uma tendência a ter conflitos em suas relações românticas. Pessoas com Marte na citada casa podem ser muito possessivas com o dinheiro e no amor.

É possível que busquem, em suas interações com as outras pessoas, ficar em uma posição dominante e estar no controle, inclusive em suas parcerias românticas, o que pode ser causa de conflitos com o parceiro.

Não é incomum que tenham sofrido traições cedo na vida. O medo de que aconteça novamente pode fazer com que tenham dificuldade para confiar nas outras pessoas.

Não é incomum que pessoas com Marte na Casa 8 tenham facilidade para identificar ou intuir as necessidades ou os motivos dos indivíduos com os quais interagem. Essa capacidade de percepção pode ser bastante útil para elas, permitindo-lhes entender o que as pessoas querem e qual a maneira mais apropriada de lidar com elas.

Se sentem sua segurança ameaçada, podem reagir de forma intensa. Tabus, lendas e o oculto podem ter forte atração para quem apresenta Marte na Casa 8.

Conclusão

No presente texto, depois de revisar o conceito de casas astrológicas, apresentamos algumas informações sobre a 8ª casa do mapa astral. Dissemos que ela é uma das casas astrológicas chamadas de sucedentes e que ela faz parte do hemisfério sul do mapa astral. Informamos qual dos signos têm afinidade natural com essa casa e qual o planeta que a rege.

Também explicamos qual é o escopo da Casa 8 e demos exemplos de como os assuntos sob sua regência podem sofrer a influência de um planeta localizado nessa casa ou de um signo na cúspide dela.

Esperamos ter tido sucesso em ajudá-lo a e expandir e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o que a Astrologia nos informa sobre nós mesmos e sobre as outras pessoas.