A Casa 2 na Astrologia – Autoestima e segurança



Compartilhe tudo sobre os signos:

No presente artigo, nosso objetivo é tratar da segunda casa no mapa astral, a Casa 2, e de sua influência. Para isso, é bom que tenhamos uma boa ideia do que são casas astrológicas e porque elas são importantes para a elaboração dos mapas astrais e para que eles interpretadas corretamente.

a casa 2 na astrologia

Breve revisão sobre as casas astrológicas

O que são casas astrológicas? As casas astrológicas, que são 12, são divisões do mapa astral entre as quais são distribuídos astros como o Sol, a Lua, Marte, Júpiter etc. Elas representam uma divisão imaginária do céu.

Cada casa rege diferentes aspectos da experiência humana. A forma que a influência exercida pelas casas vai tomar dependerá dos planetas que ocupam as casas. A distribuição dos planetas pelas casas baseia-se em dados da pessoa cujo mapa astral está sendo feito, como seu local de nascimento e o dia e o horário em que ela nasceu.

Outro fator a levar em conta na análise da influência pelas casas astrológicas é o signo localizado na cúspide de cada casa. Cúspide é a linha que separa uma casa da casa imediatamente precedente.

Entre as facetas da vida sobre as quais as casas exercem influência, podemos citar a saúde, as relações com as outras pessoas, o modo de ver a vida, a maneira de lidar com o dinheiro e outros bens materiais e as linhas gerais da personalidade do indivíduo.

É possível classificar as casas astrológicas em angulares, sucedentes e cadentes. As angulares são a Casa 1, a Casa 4, a Casa 7 e a Casa 10. Elas são consideradas aquelas que exercem as mais poderosas influências.

As casas 2, 5, 8 e 11 são chamadas de sucedentes. As casas cadentes são a Casa, 3, a Casa 6, a Casa 9 e a 12 e são consideradas as de mais fracas influências.

Evidentemente, as influências astrológicas não são as únicas existentes em nossas vidas. A maneira pela qual as tendências identificadas pela astrologia vão se identificar na existência de uma pessoa depende de vários fatores, como, por exemplo, as experiências pelas quais ela vai passar e o ambiente em que viverá.

O que significa a Casa 2

Tendo feito uma revisão do conceito de casa astrológica, podemos discutir o que significa a Casa 2 e que aspectos da vida ela influência. Como visto acima, a segunda casa do mapa astral é uma das chamadas casas sucedentes, cuja influência possui intensidade intermediária entre a das casas angulares e a das casas cadentes.

A Casa 2 faz parte do hemisfério norte do mapa astral. A concentração de planetas nessa área do mapa costuma indicar pessoas com tendência à introversão, desejosas de privacidade e sob forte influência da maneira como foram criadas.

É importante que as pessoas com forte concentração de planetas no hemisfério norte do mapa astral se esforcem para ter relações com as outras pessoas que lhes permitam aprender, amadurecer e realizar seus objetivos. Como diz o velho poema, nenhum homem é uma ilha.

O significado da Casa 2 está intimamente ligado à riqueza, a posses, a propriedades e a valores, sejam materiais ou imateriais. Enfim, àquilo que valorizamos. Ela está relacionada a nossos desejos e objetivos bem como aos princípios que nos guiam.

A Casa 2 rege especialmente as maneiras pelas quais tentamos satisfazer as necessidades da existência material e criar um senso de segurança em meio às ameaças e aos desafios existentes. Por exemplo, ela está ligada a nosso trabalho, nossos gastos e às comidas de que gostamos.

Como ela rege àquilo que a damos valor, como nossa autoestima, ou seja, a quanto nos valorizamos, também está no escopo da Casa 2.

A influência da Casa 2 ajuda a determinar nossa capacidade de avaliar o valor de objetos e como obtemos e usamos nossos recursos, especialmente o dinheiro. Para a determinação dessa influência, tem papel importante o signo na cúspide da Casa 2.

Por exemplo, pessoas com Virgem na segunda casa do mapa astral tendem a cuidar de suas finanças de forma meticulosa, cautelosa e prática. Em geral, trabalhar duro pelo que desejam. É comum que queiram realizar mais e mais.

É possível que as pessoas com Virgem na Casa 2 ganhem dinheiro lidando com os recursos de outras pessoas. Por exemplo, atuando como contadores ou banqueiros.

Signos com afinidade natural com a Casa 2 e o planeta que a rege

As casas são regidas por planetas e possuem signos que têm mais afinidade com elas. No caso da Casa 2 do mapa astral, o regente é Vênus. O signo com afinidade natural com a Casa 2 é o signo de Touro.

Exemplo da influência exercida por um planeta na Casa 2

Vejamos o que a Astrologia diz, por exemplo, sobre a influência que Marte, se presente na segunda casa do mapa astral, pode exercer sobre as tendências e comportamentos das pessoas.

Dinheiro costuma ser algo importante para um indivíduo com Marte na Casa 2, e é bastante provável que ele dedique bastante esforço à obtenção de bens materiais e riquezas. Isso, porém, pode acabar sendo feito de maneira impulsiva e com decisões apressadas.

A mesma impulsividade pode também aparecer na hora de gastar dinheiro. É importante que a pessoa se policie e aprenda a poupar para os momentos de necessidade.

Indivíduos com Marte na Casa 2 têm muita energia e costumam pensar rápido. Tendem a ter um espírito independente e a preferir trabalhar sozinhos, se possível tendo bastante autonomia. Ter seu próprio negócio pode ser uma opção especialmente interessante para essas pessoas. Podem ser excessivamente diretas e francas com aqueles com quem convivem, o que pode ser uma fonte de desentendimentos.

A pessoa com Marte na Casa 2 tende a ter forte autoestima, a qual, porém, pode ser diminuída por repreensões. A autoestima de quem tem Marte na Casa 2 pode servir como combustível para a busca de realizações.

É comum que pessoas com Marte na Casa 2 sejam agressivas nos negócios e um tanto quanto possessivas, tanto no que se refere a bens materiais como a relacionamentos. Não quer dizer que sejam necessariamente egoístas, mas desejam compartilhar apenas sob suas próprias condições.

Defendem fervorosamente suas opiniões e seus princípios. Podem acabar querendo impor suas ideias às outras pessoas. Podem ser muito teimosas, acreditando apenas no que querem acreditar.

Conclusão

Neste texto, nós aprendemos sobre o simbolismo da Casa 2 e escopo de sua influência em nossas vidas. Como vimos, ela está ligada ao que valorizamos e à nossa maneira de cuidar da obtenção do que é necessário para nossa sobrevivência e para a satisfação de nossos desejos. Como o dinheiro e as riquezas materiais costumam ser cruciais para esses esforços, eles estão especialmente ligados à Casa 2.

Esperamos que nossa explicação sobre a Casa 2, a segunda casa do mapa astral, tenha ajudado na evolução da sua compreensão das influências astrológicas que ajudam a moldar nossas tendências e nossos comportamentos.