A Casa 12 na Astrologia – Intuição e dependência



Compartilhe tudo sobre os signos:

Este artigo foi elaborado com o objetivo de fornecer informações sobre a 12ª casa no mapa astral. Entre os temas que abordaremos neste texto, estão o escopo da Casa 12, o signo que tem afinidade natural com ela e o planeta que rege essa casa.

Antes de tratarmos das características e influências específicas da Casa 12, vamos fazer uma revisão breve sobre o assunto casas astrológicas de modo geral.

características da casa 12 na astrologia

Breve revisão sobre as casas astrológicas

O que são casas astrológicas? São divisões do mapa astral correspondentes a divisões fictícias do céu. Signos e planetas são colocados nas casas astrológicas dependendo do local, da data e da hora em que nasceu o indivíduo a que o mapa está relacionado.

O termo “planetas” em Astrologia pode se referir a astros que, como o Sol, por exemplo, não são considerados planetas pela Astronomia. Os signos ficam localizados nas cúspides das casas astrológicas. Cúspides são as linhas que as separam das casas que são suas antecessoras imediatas.

Há várias facetas de nossas vidas que estão sob a influência das casas astrológicas, incluindo aparência, saúde, vida financeira e comportamento no trabalho.

É possível fazer a classificação das casas astrológicas em casas angulares, casas sucedentes e casas cadentes. São angulares as Casas 1, 4, 7 e 10. São sucedentes a Casa 2, a Casa 5, a Casa 8 e a Casa 11. As demais casas, a Casa 3, a Casa 6, a Casa 9 e a Casa 12, são chamadas de cadentes.

As casas angulares são tidas como as casas astrológicas que exercem influências mais fortes. As casas cadentes são consideradas as casas astrológicas que exercem influências mais fracas.

Como se pode notar do que está escrito acima, cada casa angular tem como antecessora imediata uma casa cadente e como sucessora imediata uma casa sucedente. Por exemplo, a Casa 7 é angular, a Casa 6 é cadente e a Casa 8 é sucedente.

O que significa a Casa 12

Terminada nossa breve revisão sobre as casas astrológicas de modo geral, podemos agora tratar do significado da Casa 12 e do que ela simboliza. Essa casa astrológica é uma das casas cadentes e está localizada no hemisfério sul do mapa astral.

Além da Casa 12, também fazem parte do hemisfério sul a Casa 7, a Casa 8, a Casa 9, a Casa 10 e a Casa 11. Uma grande concentração de planetas nesse hemisfério do mapa astral pode indicar uma pessoa extrovertida e com facilidade para estabelecer relações com os outros, mas excessivamente dependente da opinião alheia

O Significado da Casa 12 está ligado, entre outras coisas, a fins e conclusões, o que é bem apropriado para a 12ª casa das doze casas do mapa astral. A Casa 12 está relacionada, por exemplo, à conclusão de projetos, à velhice e à vida após a morte.

A 12ª casa no mapa astral também está ligada a assuntos de caráter confidencial, segredos, planos clandestinos e inimigos secretos, ou seja, que não se manifestam abertamente ou que não sabemos quem são.

A Casa 12 está ligada também a formas de reclusão ou de afastamento da sociedade, como, por exemplo, instituições como prisões, asilos, hospitais e manicômios. Ela também está relacionada aos sonhos, à intuição e ao subconsciente, enfim, àquilo que não tem forma definida e que não podemos entender completamente.

Agora, vejamos, à guisa de exemplo, como pode se manifestar a influência exercida pelo signo de Áries na cúspide da Casa 12.

Pessoas que têm Áries na cúspide da Casa 12 podem ter problemas para estabelecer fronteiras saudáveis em suas vidas. Isso pode permitir que invadam suas vidas e que suguem sua energia. É comum que desejem ser pessoas sensíveis e altruístas, mas existe o risco de que acabem se colocando na posição de mártires menos por desejo de ajudar as outras pessoas do que como uma forma de dar a si mesmas um sentido de identidade.

Costumam ser confiantes os indivíduos em cujo mapa astral Áries encontra-se na cúspide da 12ª casa. Tendem a ser competitivos, mesmo que nem sempre isso transpareça para quem os observa. Quando desejam algo, batalham com vigor para conseguir. Quando estão com raiva, podem lutar até o fim para derrotar quem os enraiveceu.

Signos com afinidade natural com a Casa 12 e o planeta que a rege

Cada uma das 12 casas astrológicas está sob a regência de um planeta. Além disso, há, para cada uma das 12 casas astrológicas, um signo que tem afinidade especial com ela.

Segundo a Astrologia Tradicional, Júpiter é o planeta pelo qual a Casa 12 é regida. De acordo com a Astrologia Moderna, Netuno é o planeta sob cuja regência a Casa 12 está. Peixes é o signo que tem afinidade natural com a Casa 12. O signo de Peixes é um dos três signos ligados ao elemento Água. Os outros dois são o signo de Câncer e o signo de Escorpião.

Exemplo da influência exercida por um planeta na Casa 12

Achamos que pode ser bastante proveitoso para as pessoas interessadas na influência da Casa 12 ver como pode se manifestar na vida de um indivíduo a presença de um planeta na citada casa astrológica do mapa astral. Para fins de exemplo, usaremos Marte.

É comum que indivíduos com Marte na Casa 12 escondam seus sentimentos mesmo que pareçam ser muito francos e abertos. É possível que guardem ressentimentos e que secretamente acreditem que há algumas pessoas contra elas. Quando os sentimentos reprimidos finalmente vêm à tona, pode ser muito difícil que consigam se controlar.

Podem ser inseguros e ter tendência a guardar segredos. É bem provável que as pessoas que convivem com eles nunca tenham acesso a boa parte de suas vidas. Talvez prefiram trabalhar sozinhos ou em organizações que desempenhem atividades de natureza filantrópica.

Conclusão

Este artigo foi elaborado para colaborar na transmissão de informações que julgamos interessantes sobre a Casa 12, que é decima segunda casa no mapa astral. Brevemente revisamos a ideia de casas astrológicas. Informamos que a Casa 12 é parte do hemisfério sul do mapa astral. Informamos que ela é uma das casas chamadas de cadentes.

Também explicamos qual é o escopo da Casa 12 e falamos do signo que tem afinidade natural por essa casa astrológica, Peixes, e do planeta pelo qual a casa é regida, Júpiter, segundo a Astrologia Tradicional, e Netuno, segundo a Astrologia Moderna. Demos um exemplo de como um signo na cúspide da Casa 12 pode influenciar a vida de um indivíduo. Demos um exemplo de como um planeta localizado na 12ª casa no mapa astral pode influenciar a vida de uma pessoa.

Tentamos apresentar as informações sobre a Casa 12 de forma clara e fácil de e tender. Esperamos que este artigo tenha ajudado na expansão de seus conhecimentos sobre a Astrologia e o que ela pode nos dizer sobre nós e sobre as outras pessoas.