A Casa 11 na Astrologia – Ativismo e cooperação



Compartilhe tudo sobre os signos:

Neste artigo, vamos tratar da 11ª casa no mapa astral. Qual é o escopo da Casa 11? Qual é o signo com afinidade natural com essa casa? Responderemos essas e outras questões no decorrer do presente texto.

Antes que comecemos a discussão que pretendemos da Casa 11, consideramos ideal falar um pouco das casas astrológicas de modo geral, para que possamos posteriormente entender as especificidades da 11ª casa no mapa astral e sua influência em nossas vidas.

características da casa 11 na astrologia

Breve revisão sobre as casas astrológicas

O mapa astral é dividido em 12 casas, as quais correspondem a divisões imaginadas para o céu. De acordo com o local, o dia e a hora em que uma pessoa nasceu, signos e planetas são distribuídos entre essas casas. Tenha em mente que a Astrologia chama de planetas alguns astros, como o Sol e a Lua, aos quais a Astronomia não dá essa classificação.

Então, signos e planetas são distribuídos entre as casas astrológicas. Cada casa tem, sob sua regência, certos aspectos da vida humana. Depende de qual signo estiver em sua cúspide (linha entre ela e a casa que a antecede) e de quais planetas estiverem nela.

O estilo de comunicação de um indivíduo, sua maneira de trabalhar, seu modo de interagir com as outras pessoas e sua saúde são alguns dos aspectos que estão sob influência das casas astrológicas.

Um jeito de classificar as casas do mapa astral é dividi-las em angulares, sucedentes e cadentes. As casas angulares são as Casas, 1, 4, 7 e 10. As sucedentes são as Casas 2, 5, 8 e 11. As cadentes são as casas 3, 6, 9 e 12. É possível que você tenha notado que toda casa angular tem uma casa cadente antes de si e uma casa sucedente depois de si.

Costuma-se considerar que as casas angulares são as casas com influências mais fortes e que as casas cadentes possuem as influências mais fracas entre as casas astrológicas.

O que significa a Casa 11

Hora de finalmente tratarmos da Casa 11. Ela é uma das casas que recebem o nome de sucedentes. Ela está localizada em uma parte do mapa astral que se chama hemisfério sul.

Se há forte concentração de planetas no hemisfério sul do mapa astral, é provável que o indivíduo a que o mapa se refere seja extrovertido, sociável, mas que não se importe tanto com a opinião das outras pessoas.

O que a Casa 11 simboliza? O significado da Casa 11 está basicamente ligado aos amigos de uma pessoa, seus colegas e aos círculos sociais dos quais ela faz parte. Ela está ligada a como nos enturmamos nos grupos de que fazemos parte e até que ponto rompemos os padrões nos quais fomos criados ou aos quais as pessoas esperam que nos adaptemos. É uma casa relacionada com a atuação de pessoas com as mesmas ideias e objetivos.

Ela está relacionada, por exemplo, a como nossos objetivos pessoais alinham-se aos objetivos dos grupos a que pertencemos e como trabalhamos juntos com seus membros para que possamos alcançar objetivos comuns. Atividades em que cada indivíduo contribui com sua cota de esforço para o objetivo comum, como grupos de ativistas políticos ou clubes de xadrez, por exemplo, são influenciados por essa casa, que está ligada a ideias como comunidade, cooperação e visão comum.

Agora, a título de exemplo da influência que um signo na cúspide da Casa 11 pode oferecer, vejamos como se manifesta a influência de Áries na cúspide da referida casa.

Indivíduos com Áries na 11ª casa no mapa astral tendem a sempre estar em busca de novas amizades. Podem, porém, deixar de lado com facilidade pessoas com quem, até pouco tempo, mantinham uma relação amigável e próxima.

Tendem a ser um tanto quanto volúveis, o que pode causar problemas aos grupos de que fazem parte. Para completar, eles têm facilidade em perceber as falhas e defeitos de grupos e podem ter muita dificuldade para se conformar com elas. Suas tentativas de reformá-los podem colocá-los em oposição aos outros membros.

Costumam ter grandes ambições para cuja realização estão dispostos a trabalhar duro. Como chefes, é possível que consigam conquistar o respeito dos subordinados e que cumpram suas tarefas sem precisar agir de forma autoritária.

Signos com afinidade natural com a Casa 11 e o planeta que a rege

Talvez você ainda não soubesse disso, mas cada casa astrológica é regida por um planeta. Além disso, para cada uma das casas astrológicas, há um signo com afinidade natural com ela.

O signo de Aquário tem afinidade natural com a Casa 11. Aquário é um dos signos ligados ao elemento Ar. Segundo a Astrologia Tradicional, Saturno é o planeta que rege a 11ª casa no mapa astral. Contudo, de acordo com a Astrologia Moderna, é Urano que rege a Casa 11.

Exemplo da influência exercida por um planeta na Casa 11

Vejamos agora um exemplo da influência de um planeta localizado na Casa 11 do mapa astral. Aqui, faremos uso do planeta Marte.

Pessoas com Marte na 11ª casa no mapa astral podem dedicar muito tempo e energia a suas amizades, mas devem tomar cuidado com a natureza dessas relações, pois pode acontecer de elas tentarem tirar vantagem de seus amigos ou que eles estejam tirando vantagem delas.

Faz bem aos indivíduos que apresentam Marte na Casa 11 encontrar um equilíbrio entre suas necessidades e as dos grupos de que fazem parte. Tendem a gostar de participar de eventos coletivos e não é incomum que busquem papéis de liderança.

Estão sempre em busca de novas amizades, mas a verdade é que são poucos os que conseguem realmente se tornar próximos deles.

Conclusão

Elaboramos o presente artigo com objetivo de fornecer informações sobre a 11ª casa no mapa astral, a Casa 11. Depois de uma breve revisão sobre as casas astrológicas em geral, explicamos que a Casa 11 é parte do hemisfério sul do mapa astral e uma das casas chamadas de sucedentes. Também falamos do escopo da Casa 11, do signo que tem afinidade natural com a Casa 11 e do planeta que é o regente dessa casa do mapa astral.

A título de ilustração, mostramos um exemplo de como pode ser a influência de um signo na cúspide da Casa 11. Também mostramos como pode ser a influência de um planeta localizado na Casa 11. O signo usado em nosso exemplo foi o de Áries. O planeta usado em nosso exemplo foi Marte.

Acreditamos ter conseguido transmitir de forma clara informações importantes e interessantes sobre a 11ª casa no mapa astral. Esperamos ter colaborado para a ampliação de seu conhecimento sobre a Astrologia como ferramenta de autoconhecimento e de entendimento das demais pessoas.