Características do signo de Escorpião

Compartilhe tudo sobre os signos:

escorpiãoO que a astrologia tem a ver com Escorpião? Signo do elemento Água que representa aqueles que nasceram entre os dias 23 de outubro e 21 de novembro. 

Muitas pessoas usam a Astrologia como um valioso instrumento para que possam entender melhor o mundo no qual vivem, as pessoas que as cercam e para que possam entender melhor a si mesmas. Em tempos antigos, assim como em mais recentes, líderes, como reis e presidentes, têm recorrido à Astrologia como uma das bases de suas decisões. É natural, tendo em vista esse histórico, que as pessoas queiram saber mais sobre cada um dos doze signos em que a forma de Astrologia mais praticada na atualidade divide as pessoas.

O presente texto foi escrito para explicar tudo o que é necessário sobre Escorpião, suas características, personalidade, qualidades, defeitos, enfim, para se entender melhor os escorpianos e o significado do signo.

Previsivelmente, o símbolo de Escorpião é um escorpião. Esse escorpião está relacionado ao lendário escorpião que Gaia, deusa que personifica nosso planeta, mandou para matar Órion, poderoso gigante caçador que havia se gabado de poder matar qualquer animal. O mortífero aracnídeo da lenda, por sua vez, foi associado pelos Antigos à constelação de Escorpião, que dá nome ao signo.

Como se sabe, cada signo é regido por um astro, geralmente um planeta. O planeta regente de Escorpião é Plutão (que os astrônomos rebaixaram, mas, para a Astrologia, isso não faz a menor diferença), que recebeu esse nome em referência ao deus romano responsável pelo mundo dos mortos. O planeta Plutão costuma ser associado à morte e ao renascimento, o que combina com alguns aspectos mais sérios e misteriosos, ou mesmo sombrios, da personalidade do nativo de Escorpião, que, aliás, é chamado de escorpiano.

Para Escorpião, a data de nascimento relevante é qualquer uma entre 23 de outubro e 21 de novembro. Tendo apresentado o signo de Escorpião, seu período no calendário, seu planeta regente e seu símbolo, poderemos agora falar do que mais interessa aos leitores: signo Escorpião, características principais.

Características de Escorpião

Escorpião possui muitas características interessantes. Uma das mais conhecidas dos escorpianos é a frieza que demonstram, sendo mais fachada do que realidade. Nativos de Escorpião tendem a se comportar de forma fria e calculista. São bons observadores e analisam as situações cuidadosamente para tirar o melhor partido possível delas. É Escorpião um signo de planejamento cuidadoso. No trabalho, costumam os escorpianos ser diligentes, focados no que estão fazendo e ser discretos. Enfim, apresenta o nativo de Escorpião características muito úteis no local de trabalho e favoráveis ao seu progresso profissional.

Trata-se de um signo de pessoas determinadas, que sabem o que querem e estão dispostas a fazer grandes esforços para alcançarem os seus objetivos. Além disso, eles costumam ser pessoas criativas e inteligentes. Eles gostam de explorar as possibilidades e descobrir novas ideias.

Os escorpianos possuem personalidade forte e independente e é difícil fazer com que mudem de opinião sobre as coisas ou pessoas depois que formaram seus conceitos sobre elas. Os escorpianos são leais à família, amigos e pessoas amadas, outra manifestação de seu caráter firme.

Defeitos do escorpiano

Falamos das características e das principais qualidades do signo de Escorpião. Porém, assim como todos os outros signos, sem nenhuma exceção, Escorpião também possui características negativas.

É hora de falarmos de características negativas que comumente se mostram na personalidade dos escorpianos. Infelizmente, a personalidade forte do nativo de Escorpião, admirável como é, também tem seu lado negativo, que não pode ser ignorado. Não é incomum que os escorpianos se envolvam em brigas ou discussões bastante quentes. Além disso, a firmeza de caráter e opiniões que são tendência do signo, às vezes se manifestam como inflexibilidade e rigidez. O escorpiano pode se fixar em opiniões e procedimentos que se mostraram inúteis e desnecessários. Como dito acima, é difícil fazer com que ele mude de opinião — mesmo quando esse é o caminho mais acertado a se tomar

Além da teimosia e da rigidez, os escorpianos têm como defeito muito comum certa tendência a guardar rancores e a desejar vingança. Os escorpianos costumam ter grande dificuldade para perdoar ou esquecer o mal que lhes foi feito.

Como se vê, possui Escorpião características que podem facilmente colocá-lo em conflito com as pessoas com quem convive, como seus pares românticos, amigos, colegas de trabalho, familiares, etc.

Tudo sobre o signo de Escorpião tem um certo ar de mistério, pois os escorpianos, de modo geral, têm grandes dificuldades para se abrirem com as pessoas. A suposta frieza dos nativos do signo Escorpião é, na verdade, basicamente, uma proteção, uma defesa contra a possibilidade de se mostrar vulnerável diante das outras pessoas, coisa que o escorpiano detesta. Por baixo da fachada de frieza, há paixões borbulhando em seu coração, o que, aliás, é a base do seu temperamento forte. A dificuldade de comunicação aberta dos seus sentimentos torna o escorpiano complicado de entender para boa parte das pessoas.

Convivência com as pessoas

As características do signo de Escorpião fazem do nativo desse signo um amigo valioso, mas também uma potencial causa de brigas ou desentendimentos por causa do seu caráter controlador e de sua tendência a não levar desaforo para casa. Escorpianos gostam de ser elogiados e de ter suas qualidades reconhecidas.

No amor, o escorpiano manifesta sua lealdade à pessoa amada, mas pode, também, ser muito ciumento e controlador, o que pode causar grandes atritos. Apesar de não demonstrarem muito claramente, os nativos de Escorpião gostam de ser amados e apreciados, isso é realmente importante para eles. O escorpiano possui uma natureza sexual muito forte, que eles preferem satisfazer em um relacionamento em que se sintam estimados.

Possui o signo Escorpião personalidade que se harmoniza melhor com pessoas de alguns dos signos. Esses signos que combinam com Escorpião são Capricórnio, Virgem e – mais do que qualquer outro – Touro. Que fique claro: nada disso impede, porém, que pessoas de outros signos possam ter ótimas relações, parcerias, amizades etc. com nativos de Escorpião. Ou, aliás, que pessoas desses signos necessariamente tenham boas relações com nativos de Escorpião. Estamos aqui apenas apresentando tendências gerais.

Conclusão

Apresenta o signo de Escorpião personalidade forte que pode dar origem a graves atritos com as pessoas que o rodeiam, mas apresenta também valiosas qualidades psicológicas e intelectuais que fazem com que muitas pessoas estimem seus amigos (ou parentes, colegas, namorados, esposos, etc.) escorpianos.